CEO prevê ampliação dos atendimentos

0 4

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) está vinculado ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e atende os pacientes dos 18 municípios que compõe a 20ª Regional de Saúde. O CEO é do tipo III e favorece o processo de regionalização, além de ofertar os serviços de média complexidade de forma hierarquizada. Com 16.064 procedimentos realizados em 2021, para este ano, com os atendimentos na nova sede, a expectativa é elevar o número de pacientes atendidos.

Com a nova sede e a transferência dos serviços do CEO para o local, os atendimentos tendem a aumentar. “Na antiga sede tínhamos uma limitação física muito grande, eram apenas três consultórios e quatro cadeiras odontológicas”, cita a gerente do CEO Alessandra Lippert. “As especialidades odontológicas eram as mesmas, porém com uma quantidade de vagas para atendimento bastante limitada. Além de recepção e uma acomodação que era insatisfatória para os usuários”.

Conforme Alessandra, na nova sede são sete consultórios odontológicos. Contudo, eles ainda não estão em amplo uso devido a necessidade de contratação de funcionários. Além disso, também conta com um amplo e completo laboratório de prótese dentária.

AMPLIAÇÃO DOS ATENDIMENTOS – A contratação de profissionais via PSS poderá suprir o déficit atual. Entretanto, segundo a gerente do CEO, a mudança para a nova sede já permitiu uma ampliação, mesmo que tímida, do número dos atendimentos. Ela acrescenta que a nova estrutura possui equipamentos novos a disposição para melhorar e ampliar ainda mais os atendimentos.

“Com a contratação de profissionais da equipe técnica por meio do PSS, poderemos ampliar o atendimento de todas as especialidades odontológicas ofertadas, principalmente de prótese dentária, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial e o atendimento à pessoas com deficiência. Além de aumentar a capacidade de produção do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), anexo ao CEO”, declara.

QUADRO FUNCIONAL – O serviço possui dez cirurgiões-dentistas credenciados para atendimento destas especialidades, além de três auxiliares e três técnicos em saúde bucal e funciona 40 horas semanais. Já o LRPD possui dois técnicos em prótese dentária e tem a finalidade de confeccionar próteses totais e próteses parciais removíveis aos pacientes pelo SUS. Além disso, conta com uma odontóloga gerente na unidade, dois auxiliares administrativos, um técnico em radiologia e uma zeladora.

PACIENTES ATENDIDOS – Em atuação desde 2006, o CEO oferece especialidade em cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; diagnóstico bucal com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; endodontia (tratamento de canal); periodontia especializada (tratamento de doenças da gengiva e tecidos de suporte); prótese dentária (confecção de próteses dentárias totais e parciais); atendimentos aos Pacientes Portadores de Necessidades Especiais (PPNE), odontopediatria, entre outros.

Em 2021, o CEO realizou 16.064 procedimentos. Desse total 5.144 foram em endodontia; 2.841 em cirurgia bucomaxilofacial; 2.682 em procedimentos em periodontia; 982 em pacientes especiais; 1.883 em odontopediatria e 2.535 em prótese dentária.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário