Chuvas fortes causam transtornos, mas Banco de Sangue atende normalmente

5

As fortes chuvas registradas na madrugada de quinta-feira (14) causaram transtornos na Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue). Os serviços passaram a funcionar na nova estrutura no dia 28 de setembro. A empresa responsável pela obra será acionada para verificar as causas. Os atendimentos de coleta não ficaram comprometidos.

“Estamos verificando com a empresa”, cita o diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli. “Foi uma chuva atípica. É obra inaugurada faz pouco tempo, contudo, a empresa argumentou que durante todo o tempo de trabalho nunca havia chovido dentro do local”.

Problemas na parte estrutural (toldo e posicionamento da calçada), possivelmente, contribuíram para que as águas das fortes chuvas entrassem na recepção. Duas salas ao lado também tiveram o mesmo problema. “Tem um ramal que não está funcionando, mas estamos verificando. Acreditamos que não tenha relação com a chuva”, pontua o diretor.

Para possibilitar que os atendimentos de coleta ocorrerem normalmente, os colaboradores auxiliaram na remoção da água permitindo que o espaço ficasse de acordo para os trabalhos. As coletas agendadas acontecerem conforme o programado.

O enfermeiro responsável pela Sala de Coletas do Banco de Sangue (cedido pelo Ciscopar para atuar no Estado por um período), João Vieira, cita que os vigilantes noturnos e as zeladoras secaram o espaço e quando os doadores começaram a chegar, o local estava pronto para os atendimentos. “Não deixamos de ter as coletas. Os atendimentos ocorreram de maneira normal”, declara ao reforçar que no período da manhã são realizadas 24 doações e mais 21 a tarde.

ESTRUTURA NOVA – A Unidade é uma estrutura com 863 metros quadrados com investimentos de aproximadamente R$ 2,2 milhões por meio da Secretaria de Estado da Saúde. O prédio está localizado ao lado do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e vai oferecer maior espaço e conforto aos usuários do serviço.

Os atendimentos acontecem segunda a sexta das 7h30 às 10 horas e das 13 horas às 15 horas. Somente nas segunda que o atendimento aos doadores é realizado, exclusivamente, no período da tarde.

SOLIDARIEDADE – Durante o período de mudança e ajustes do sistema, o Banco de Sangue de Toledo teve que suspender as coletas. Para garantir que os estoques sejam mantidos, a Unidade tem buscado intensificar a captação de doadores e trabalhar no limite da capacidade.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.

VIDAS SALVAS – Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.

Da Redação

TOLEDO