Em alto risco de contágio, Toledo está com 841 pacientes ativos

8

O risco de contaminação para Covid-19 em Toledo passa a ser muito alto, esse é o indicativo divulgado pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) durante reunião realizada na terça-feira (22). Na análise da Semana Epidemiológica SE24/2021, referente ao período entre os dias 13 e 19 de junho, a Matriz de Risco utilizada confirmou a queda para a Bandeira Vermelha. Ao comparar com os últimos 14 dias, a SE/24/2021 apresentou uma redução de 47% na variação de óbitos e uma redução de 31% na variação de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Após a redução efetiva de novos casos, o reflexo no sistema hospitalar só ocorre entre 10 a 14 dias depois. Da mesma forma, quando aumentam os números de casos, o impacto na rede de atendimento especializada só acontece após esse período de tempo. O cenário ideal seria chegar a uma ocupação de UTI e leitos de enfermaria inferior a 70%.
Com o avanço da vacinação houve uma “jovialização” dos casos mais graves de Covid-19 internados nos serviços de urgência e emergência. No Pronto Atendimento Municipal (PAM) a média varia entre 50 e 59 anos. Na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, a média registrada é de 53 anos.

CASOS – O município de Toledo está com 841 pacientes ativos com a Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Coronavírus fechado às 17 horas desta terça-feira (22). Outros dados mostram que o número de recuperados é maior em relação aos novos casos, 92 e 79 respectivamente. O Boletim ainda informa que 130 exames estão em análise.
Dos novos casos confirmados para a Covid, 17 foram no Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total, sete exames de RT-PCR femininos e dez masculinos foram positivos. No setor de Saúde privada e suplementar são 62 os novos casos, com três deles sendo identificados através de exames de RT-PCR (dois femininos e um masculino). Além disso, 59 casos foram identificados através de Testes Rápidos (31 femininos e 28 masculinos).

MAIS INFORMAÇÕES – Outros dados do Boletim revelam que 99 moradores de Toledo estão internados em hospitais ou leitos da região, sendo 60 em leitos de enfermaria e 39 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo, a média de ocupação diária dos leitos de UTI estava em 98,39% até às 12 horas de terça-feira. Na enfermaria, a média da taxa de ocupação estava em 63,16%.
Entre os internados em leitos de enfermaria, 30 pacientes estão no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, sendo que 14 destes fazem o uso de respiradores mecânicos.
O Boletim ainda registra um novo óbito em decorrência de complicações da Covid-19. Trata-se de um homem, de 58 anos. Ele estava internado em leito de UTI, desde o dia 10 de junho e o seu quadro clínico evoluiu para óbito no final da noite de segunda-feira (21).

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria