Passe Social: linhas no interior e redução na tarifa começam em 1º de julho

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A Lei ‘R’ nº 47/2021, que institui o ‘Passe Social’, foi sancionada pelo prefeito Beto Lunitti na manhã desta segunda-feira (28). O ato aconteceu no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer com a presença de representantes da Câmara Municipal e de entidades e secretarias municipais que serão beneficiadas com o programa. O evento foi transmitido pela página oficial da Prefeitura de Toledo no Facebook. O programa será implantado em duas etapas. 

O Passe Social é inovador e trará, a partir de 1º de julho, linhas atendendo o interior do município e redução no valor das passagens, dos R$ 4,30 atuais para R$ 3,90. “Já atenderemos neste primeiro momento o trabalhador e as pessoas com direito a meia passagem [estudantes e professores] com diminuição no valor das tarifas”, expôs o prefeito Beto Lunitti. 

A partir de agosto, o projeto prevê a destinação de 6.000 passes livres para munícipes em tratamento de saúde, para pessoas atendidas em programas sociais, atletas e demais grupos que terão direito à gratuidade do transporte, como mulheres vítimas de violência e trabalhadores da coleta seletiva. A forma de acessar a gratuidade será regulamentada por decreto municipal. 

Segundo o representante da Sorriso de Toledo, Daniel Kopicz, o programa traz a garantia da operação do sistema. “É de conhecimento de todos os presentes, que em nível nacional, o transporte público vem enfrentando um desafio muito grande, operando com um desequilíbrio financeiro e que vai se agravar. Na contramão desta estatística, temos Toledo, onde o poder público entende a importância desta ferramenta e buscou uma solução por meio do Executivo e aprovado pelo Legislativo”. Kopicz enfatizou que a solução encontrada por Toledo servirá de subsídio para outros municípios.

Sobre o Passe Social, a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, afirmou ter sido uma honra participar da concepção. “Dentro da [Secretaria da] Saúde temos muitos pacientes com dificuldade de deslocamento para os tratamentos e vão ser contemplados como gestantes, crianças de alto risco até os dois anos, pacientes oncológicos, pessoas acompanhadas em oficinas dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cidadãos em atendimento de fisioterapia, entre outras situações, que não eram atendidos com um projeto de mobilidade”, relata.

Todo o processo foi amplamente discutido na Câmara Municipal. O vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, reforçou que esse processo referenda a decisão do município em conceder o benefício. “Os secretários e secretárias precisam ser reconhecidos, mas também os legisladores e legisladoras, bem como todas as comissões da nossa Casa de Leis. A aprovação se refletirá em recursos que ficarão no bolso dos cidadãos e se refletirão no nosso comércio e na nossa economia. Isso é inovação e estamos demonstrando que é possível reequilibrar o transporte coletivo, mas dando contrapartida para os usuários do sistema”, destaca.

Projeto estudado pelo Executivo

A melhoria no transporte público pautou diversas reuniões da atual gestão. A necessidade, por força de contrato, de equilíbrio financeiro em relação à prestação dos serviços do transporte coletivo custou aos cofres municipais, em 2020, aproximadamente R$ 2 milhões pagos à empresa concessionária em razão dos efeitos das restrições de circulação e aglomeração causadas pela pandemia. Em 2021, novamente foram apresentadas planilhas para equacionar as despesas e receitas da prestadora. 

Diante da situação, o Governo Municipal buscou solução para que a população também seja beneficiada com os aportes e os estudos resultaram no projeto. O programa permite ao governo repassar R$ 500 mil/mês e reverter este recursos na diminuição do valor da passagem. “O município fará o reequilíbrio financeiro, mas terá uma contrapartida, por meio de um projeto fantástico que consegue atender a população necessitada, os interesses econômicos da empresa concessionária e baixar o valor da passagem. É a primeira vez que a gente se une para deliberar a redução no valor. Realmente é algo extraordinário. Aqui se achou uma saída social e econômica”, frisa o presidente da Câmara Municipal, Leoclides Bisognin.

Atendimento ao interior

Outra novidade é o atendimento ao interior. Serão disponibilizadas linhas entre os distritos e a sede para que as pessoas possam ter mais mobilidade. O valor cobrado será de R$ 5,00 e o usuário poderá fazer a integração com qualquer linha urbana, a partir do Terminal Urbano Luiz Grando, sem precisar pagar nova passagem. 

Novo Sarandi, Vila Nova, Novo Sobradinho, Terminal Urbano

Saída Novo Sarandi: 6h – 12h05

Saída Vila Nova: 6h15 – 12h15

Saída Novo Sobradinho: 6h35 – 12h35

Retorno, saída do Terminal Urbano: 11h – 18h35

Ouro Preto, Boa Vista, Terminal Urbano

Saída Ouro Preto: 6h10 – 12h30 – 19h05

Saída Boa Vista: 6h25 – 12h45 – 19h20

Retorno, saída do Terminal Urbano: 5h45 – 11h – 18h35

Bom Princípio, Gramado, São Luiz do Oeste, Terminal Urbano

Saída Bom Princípio: 5h55 – 12h10 – 19h05

Saída Gramado: 6h10 – 12h25 – 19h20

Saída São Luiz do Oeste: 6h30 – 12h45 – 19h40

Retorno, saída do Terminal Urbano: 5h15 – 11h – 18h35

Da Prefeitura de Toledo-PR