Sest Senat realiza mobilização sobre sustentabilidade no transporte

65

O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) realiza nesta semana uma ação sobre a sustentabilidade no transporte. Em Toledo, as atividades serão realizadas hoje (27) e amanhã (28).

A técnica de promoção social da Unidade de Toledo, Fernanda Razini, explica que a ação visa conscientizar o setor transportador a respeito da importância da sustentabilidade e trazer serviços fundamentais para os transportadores. A ação acontece simultaneamente em todo o país.

A ação visa levar técnicos e especialistas das unidades ao encontro dos motoristas e dos demais profissionais do transporte, inclusive dos gestores das empresas, para falar sobre a importância de o setor ser mais sustentável. Hoje (27) a ação será realizada na Centralog e na quinta-feira (28) está prevista para acontecer na BRF.

Durante as abordagens, serão apresentados o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Sest Senat e o Programa de Aperfeiçoamento para a Eficiência Energética, com cursos certificados internacionalmente. “Será uma blitz educativa no sentido de avaliar os caminhões para identificar se eles estão atuando com sustentabilidade, se os veículos têm a ‘carta verde’”, comenta Fernanda.

Ela explica que a maioria dos motoristas que atuam com transportadoras já estão regularizados porque é uma exigência da própria empresa. A grande dificuldade são os veículos autônomos, por isso essa ação. “Essa blitz é realizada para vistoriar e orientar os motoristas. É interessante porque além de ter um check up do veículo e identificar se o veículo tem eficiência energética, eles também são orientados de como podem contribuir para o meio ambiente”.

SOBRE O DESPOLUIR – O Despoluir é uma iniciativa da CNT e do Sest Senat que busca orientar as empresas sobre medidas estratégicas para a superação de desafios e a geração de ganhos, considerando, conjuntamente, os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. O programa estimula e defende um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável.

Uma das linhas de ação do Despoluir é a avaliação veicular ambiental. Os transportadores atendidos que estiverem com seu veículo dentro dos padrões de emissão de poluentes, recebe o Selo Despoluir. Em 14 anos, o programa já atendeu mais de 55 mil transportadores e realizou mais de 3,3 milhões de aferições veiculares.

Já o Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do Sest Senat oferece cursos gratuitos, com metodologia inovadora e certificação internacional que preparam os profissionais do transporte para esse desafio.

As capacitações ensinam as práticas mais adequadas para diminuir o consumo de combustível e o desgaste dos veículos e, assim, elevar a produtividade e reduzir custos operacionais e impactos ambientais da atividade transportadora.

Veja aqui os cursos ofertados.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria