Trânsito: cai número de ocorrências, mas aumenta o de óbitos em Toledo

0 4

Dirigir com segurança no trânsito é responsabilidade de todos, de pedestres a motoristas. Em 2020, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a resolução “Melhorando a segurança viária global” e proclamou a Década para a Segurança nas Estradas 2021-2030. O objetivo é reduzir no mínimo 50% das mortes e feridos em acidentes de trânsito até 2030.

Mas o trânsito continua fazendo vítimas todos os dias. Dados do Corpo de Bombeiros de Toledo mostram que em 2020 foram registrados 1.343 acidentes de trânsito, sendo a colisão (810) e a queda de veículo (346) as principais ocorrências. Neste ano, o trânsito de Toledo fez 1.546 vítimas, sendo 14 óbitos.

Já em 2021 houve uma pequena redução no número de ocorrência, sendo registradas 1.320. A colisão (801) e a queda de veículo (310) continuam absorvendo o maior número de acidentes no período com 1.528 vítimas, sendo 33 óbitos.

A colisão é o que fez mais vítimas fatais no trânsito de Toledo. Em 2020 foram quatro óbitos desta natureza e, em 2021 foram 18 óbitos. Os homens ainda são as principais vítimas de trânsito. Em 2020, foram 983 vítimas do sexo masculino e 546 do sexo feminino; no ano passado foram 1.001 vítimas do sexo masculinos e 520 do sexo feminino.

AÇÕES – De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida, alguns cruzamentos de Toledo têm histórico de acidentes de trânsito. Nestas localidades, a pasta já interviu no intuito de reduzir as ocorrências e o número de vítimas.

Os principais cruzamentos são: Avenida Maripá com Rua Almirante Barroso, com colocação de semáforo com avanço de sinal; Avenida Maripá com Rua Almirante Tamandaré, com proibição de conversão a esquerda; Rua Carlos Gomes com Rua Felix da Cunha, com estudo para instalação de semáforo e melhoria da sinalização; Avenida Parigot de Souza com Rua São João, com melhoria da sinalização.

“Sempre que se constata algum problema com a engenharia da via, é realizado um estudo técnico por parte do Departamento de Trânsito, através do setor de Engenharia para saber qual a melhor interferência, sendo sempre reforçada a sinalização tanto vertical com placas, quando horizontal com marcação viária”, explica.

CONSCIENTIZAÇÃO – Além das intervenções, Almeida cita outras ações que são realizadas com o objetivo de conscientizar condutores e pedestres para tornar o trânsito mais seguro para todos. “São realizadas palestras em empresas, atendendo solicitação que na maioria das vezes ocorre na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Palestras em escolas com alunos da rede pública e privada, com o Programa EducaTrânsito, além de blitz educativas, que geralmente ocorrem em parcerias com outros seguimentos”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário