Torneio de surfe “Onda do Bem”, da WSL, é finalista em duas categorias de Prêmio Esportivo

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Repleto de desafios, o torneio de surfe noturno Onda do Bem, realizado pela World Surf League (WSL) com cunho social, promoveu, em setembro de 2020, um show de manobras com atletas da elite mundial do esporte e, também, celebridades amantes do surfe. Foi um sucesso, tanto que é finalista em duas categorias na edição deste ano do Prêmio Máquina do Esporte: Ativação Digital e Marketing de Causa. A cerimônia em que os vencedores serão revelados acontece no dia 28 de junho, com transmissão pela LiveSports, nos canais da Máquina do Esporte.

Em ambas as categorias nas quais Onda do Bem concorre, os cases foram selecionados pela equipe da plataforma Máquina do Esporte, por atenderem critérios como originalidade da proposta, solução de negócios e o alcance que se obteve com o projeto. O Prêmio de Case do Ano terá votação popular e do júri técnico.

Inédito no Brasil, o Onda do Bem reuniu 15 dos melhores surfistas brasileiros (Ítalo Ferreira, Yago Dora, Silvana Lima, entre outros) e 10 celebridades (como Paulo Vilhena e Danni Suzuki), na praia de Itamambuca (Ubatuba), no Litoral Norte de São Paulo, sem público – em função da pandemia – e seguindo rígidos protocolos de segurança.

A intenção da WSL Brasil com o Onda do Bem foi criar um evento festivo e criativo, para entreter os fãs de surfe pela televisão e por webtv, que estavam com saudade das competições (suspensas em função da Covid-19). Ao mesmo tempo, a meta também foi promover retorno social, já que o torneio gerou doações (por meio de um QR Code, exibido durante a transmissão), destinadas para o Projeto Ondas, do bicampeão brasileiro de surfe Jojó de Olivença, que beneficia dezenas de crianças e adolescentes utilizando o surfe como instrumento para o aprendizado e inclusão social.

O Onda do Bem foi um verdadeiro espetáculo: mostrou o surfe noturno em cenário repleto de cores e luzes neon, com imagens das pranchas quebrando nas ondas iluminadas com luzes de LED. Mais de 5,2 milhões de pessoas foram alcançadas pela transmissão no Facebook da WSL.

A Liga fez, também, mais duas ações impactantes: a primeira exibição, ao vivo, de surfe (Onda do Bem) em cinemas drive-in, em São Paulo e no Rio de Janeiro. E, ainda: a Ponte Estaiada, sobre o Rio Pinheiros, ganhou, na noite em que aconteceu o torneio, iluminação especial na cor laranja. O alaranjado que lembra o entardecer – o sunset nas praias – remeteu ao “Onda do Bem”.

Onde o Ondas do Bem é finalista

Na categoria Ativação, o torneio se destaca com sua ‘Arquibancada virtual da Havaianas no Desafio Onda do Bem de Surfe’, na qual a patrocinadora – as sandálias Havaianas – e a agência 213 Sports criaram a “Plateia Colorida”, uma arquibancada virtual com a presença de 461 fãs de surfe e interações com influenciadores e atletas presentes. O site para cadastro teve mais de 7 mil acessos, 789 mil impressões e 31 mil pessoas de alcance.

de junho de 2021

Nessa categoria, Onda do Bem concorre com mais quatro finalistas ao Prêmio de Case do Ano: Projeto Glória Eterna com o filme do Flamengo, campeão da Libertadores; Reality Show Casa dos Campeões, da Max Titanium; Ação #ContrataCeará para ativar a contratação de Felipe Vizeu no Ceará; e Competição entre escolas da Adidas Tango.

Já na categoria Marketing de Causa, WSL e Onda do Bem concorrem na subcategoria Ação Promovida por Entidades Esportivas, pelo evento que engajou os patrocinadores do projeto (Oi, Havaianas, Jeep e Red Bull), que investiram em ativações e, ainda, ajudaram a arrecadar ainda mais fundos que foram destinados ao Projeto Ondas. A iniciativa social acabou beneficiada com doações que sustentaram a sua operação por no mínimo um ano. Nessa categoria concorrem também outros quatro finalistas: Agência Candy e Coritiba na doação de sangue; Máscara licenciada do Flamengo; Ceará contra o Trabalho Infantil; e Fortaleza contra o Feminicídio.

Ao todo há um total de 40 cases finalistas no Prêmio Máquina do Esporte, em categorias diversas.

Sobre a WSL – Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surfe do mundo. Empresa global de esportes, mídia e entretenimento, supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo. Com sede em Santa Mônica, Califórnia (EUA), possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surfe profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave. Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de TV sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo são distribuídos na TV linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídias digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System. A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, a fim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo. Mais informações, visite WorldSurfLeague.com.

Da Assessoria