Com recursos do Proesporte, Estado e Copel, TRA/ACT contrata treinador físico

Estimated reading time: 4 minutos
Avaliar o corpo para entender a evolução do treino: essa é a linguagem poderosa entre treinador e atleta. Em Toledo, essa conversa ganha ainda mais impacto com a contratação do coordenador técnico e treinador físico Jean Zeni, viabilizada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), do Governo do Estado do Paraná e a Copel. Sob o olhar atento do especialista, todos os ciclistas da Team Refit Avenida/Associação Ciclística de Toledo (TRA/ACT) passam a ter acompanhamento individual, garantindo progresso gradual, segurança e pedalar com mais confiança rumo às metas de cada prova.
O coordenador técnico e treinador físico apresentou, na terça-feira (26), a planilha de treino aos ciclistas em Congresso Técnico. Cada atleta assinou se comprometendo a segui-la.
O presidente da equipe TRA/ACT Jefferson Carlos de Oliveira esclarece que a planilha de treinamento deixará o exercício mais específico ao ciclista. “O material vai auxiliar e focar nas características das provas, como altimetria, relevo e distância”.
Para Oliveira, o principal desafio é buscar a melhor forma física dos atletas por meio dos treinos. “Os resultados esperados são a melhora da performance, prevenção de lesões e recuperação muscular”.
TREINO PERSONALIZADO – O treinador físico Jean Zeni estudará cada ciclista para definir objetivos e estabelecerá um plano de treino personalizado. “Os objetivos são otimizar o desempenho, aumentar as capacidades físicas e prevenir lesões, sempre monitorando a evolução do atleta”.
Ele ainda oferecerá suporte motivacional e ajustará os treinos para que o ciclista atinja seu potencial máximo de forma saudável e com segurança. “Cada treino será montado definindo primeiro os objetivos e a capacidade física do ciclista, seguido pela criação de um cronograma semanal que inclui diferentes tipos de treino (longões de base, intervalados, de força e regenerativos), para então progredir o volume e a intensidade de forma controlada, incorporando também um treino de academia para melhor a flexibilidade e o core”, destaca o treinador físico.
ESTRATÉGIAS – Jean Zeni salienta que estabelecerá com a equipe algumas estratégias para provas longas, como treinar a resistência com um aumento gradual da distância e intensidade, com treinos de força para o corpo, simulados nas condições da prova durante o treino (hora, temperatura, tipo de terreno).
Outros fatores destacados pelo treinador físico é a alimentação e a hidratação de cada atleta. “Além disso, músculos fortes e bem condicionados protegem as articulações, melhoram a postura e o equilíbrio, diminuindo o risco de lesões. Exercícios com orientação profissional melhoram a técnica e postura”.
Conforme Jean Zeni, treinos complementares de alongamento e flexibilidade serão ministrados aos ciclistas, pois eles aumentam a amplitude de movimento das articulações e dos músculos. “Tudo isso ajuda a prevenir lesões no esporte”.
ORIENTAÇÃO – Para começar no ciclismo, o treinador físico recomenda que o cidadão escolha uma bicicleta adequada para o tipo de terreno e use sempre equipamentos de segurança, como capacete e roupas visíveis.
Jean Zeni também sugere que sejam definidos trajetos seguros e menos movimentados. “O ciclista deve cuidar da sua hidratação e alimentação e, se possível, pedalar em grupo, com outros ciclistas mais experientes. Comece devagar, respeitando seus limites e aprendendo os cuidados básicos com a sua saúde e sua bicicleta. Bora pedalar?”.
TOLEDO