Diretor-geral da UTFPR de Toledo participa da Tribuna Livre

Estimated reading time: 4 minutos
Com o objetivo de exercer um papel fundamental na sociedade, atuar como um pilar de desenvolvimento em diversas frentes, como educação, pesquisa, inovação e extensão, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é responsável pela produção de conhecimento, da formação de profissionais qualificados e da prestação de serviços à comunidade, com impactos significativos em níveis local, regional e nacional.
O diretor-geral da UTFPR, campus Toledo, professor Elder Elisandro Schemberger participou da Tribuna Livre da 35ª Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores de Toledo. Ele apresentou os serviços desenvolvidos pela instituição e de sua contribuição para a educação, a pesquisa, a extensão e o desenvolvimento regional ao longo de seus 18 anos de história. “A Universidade é responsável pela formação de profissionais qualificados e pelo fortalecimento da ciência e cultural da cidade e da região”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Professor Elder comenta que a história da UTFPR nasce com o DNA da transformação. “Como escola de aprendizes até a escola técnica, do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet) para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2005”.
O dia 7 de outubro marca a transformação de Cefet para UTFPR, uma instituição de ensino com mais de 116 anos. “Foram anos de crescimento, desafios e conquistas. Crescemos em estrutura física, pesquisa e reconhecimento”, menciona o professor.
Em Toledo, há 18 anos, a Universidade se consolida como um dos polos mais dinâmicos. “Crescemos em números de alunos, além disso, o campus de Toledo possui sete cursos de graduação e quatro programas de mestrados. A Universidade reúne aproximadamente 1,4 mil estudantes e 200 servidores, que fazem – diariamente – a UTFPR pulsar e transformar realidades”, destaca o diretor-geral da Universidade.
FUTURO – O professor Elder salienta que o conhecimento é a base do futuro para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. “Em tempos de tantos desafios sociais e econômicos, defender a educação pública é um ato de esperança. A Universidade não é um ‘castelo’ isolado, e sim, somos uma ponte entre o saber e a vida real”.
Ele complementa que trata-se de um espaço para a formação de excelência e que constrói caminhos, inclusive, ao município. “A UTFPR muda a realidade da vida do acadêmico e da sua família. A população de Toledo sempre apoiou e acreditou na Universidade. São ações da sociedade e de autoridades que colaboram para que possamos manter a engrenagem do ensino funcionando”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O diretor-geral da UTFPR, campus Toledo, menciona que cada estudante é a razão de existir da sociedade. “Celebrar 18 anos é celebrar maturidade. O futuro que queremos é de uma universidade, cada vez mais, inclusiva, sustentável e humana. Agradeço profundamente pela sensibilidade, reconhecimento e ao espaço”. Ele enfatiza que acreditar na UTFPR é acreditar no futuro. “A educação muda destinos. Nós defendamos a educação pública, gratuita e de qualidade”.
Da Redação
TOLEDO