Turismo Itaipu fecha 2025 com mais de meio milhão de visitantes

Estimated reading time: 4 minutos

O Complexo Turístico Itaipu encerrou o ano de 2025 com 519.357 visitantes, um crescimento de 6,8% em relação a 2024. O passeio Itaipu Panorâmica foi o mais procurado pelos visitantes, mas o destaque ficou para o passeio Itaipu Especial, que apresentou um crescimento de 15,6% em comparação ao ano anterior. No total, 76.424 turistas buscaram a experiência mais completa e imersiva da usina – o maior número da série histórica.

Ao longo de 2025, o Complexo Turístico Itaipu recebeu visitantes de 135 países. Depois do Brasil, o país que mais visitou Itaipu no período foi a Argentina, registrando um crescimento de 62% no número de turistas em relação a 2024. Entre os países mais distantes, destaque para as Filipinas, com 45 visitantes.

No cenário nacional, o estado do Paraná liderou o número de visitantes brasileiros, representando 41% do total, seguido por São Paulo, com 20%.

Ações temáticas
Para atrair os turistas, o Turismo Itaipu promoveu, ao longo do ano, diversas ações temáticas, como atividades na Páscoa, Dia de Tiradentes, Dia dos Namorados, Semana Farroupilha e Semana da Criança, ampliando as opções de lazer e aproximando ainda mais a comunidade e os turistas da usina.

As nove vezes em que o vertedouro foi aberto, no mês de novembro, foram uma ajuda extra. O espetáculo, que não era visto desde 13 de dezembro de 2023, contribuiu para ampliar ainda mais o fluxo de visitantes ao Complexo Turístico Itaipu.

O Turismo Itaipu também realizou uma operação especial de fim de ano, no período de 19 a 31 de dezembro, com ajustes nos horários e inclusão de datas extras, com o objetivo de melhor atender o aumento da demanda típica desse período. Esse tipo de iniciativa também foi realizado em outros feriados, ao longo do ano.

Trabalho contínuo e integrado
Segundo o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, “esse crescimento é resultado do trabalho integrado entre Itaipu, Itaipu Parquetec e todo o trade, no âmbito da gestão integrada do turismo. Essa estratégia terá continuidade, para fortalecermos cada vez mais o setor e divulgarmos cada vez mais os atrativos do destino Iguaçu”.

A gerente de iniciativas de turismo na Itaipu Binacional, Aline Teigão, lembrou que “o turismo movimenta muito a economia da região, gera empregos e inclusão produtiva, desde a gastronomia até o artesanato”.

Para o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, encerrar o ano com mais de meio milhão de visitas reforça a força do turismo em Itaipu e o interesse contínuo do público por experiências que unem história, engenharia, lazer e sustentabilidade.

“Os resultados refletem um trabalho contínuo de qualificação da experiência turística e de planejamento de ações que dialogam com diferentes perfis de visitantes, valorizando a grandiosidade da usina, a integração com o território e o acolhimento aos visitantes. Esse crescimento é resultado de planejamento, inovação e de uma equipe dedicada a fazer do turismo em Itaipu um destaque nacional e internacional”, afirmou.

50 anos
Em outubro, a Itaipu chegou a 27 milhões de visitantes, somando os lados brasileiro e paraguaio. O primeiro grupo de visitantes, que esteve na usina há 50 anos, tinha, por coincidência, 27 pessoas.

ITAIPU

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.