Estado e UFPR firmam parceria para ampliar ações de promoção ao envelhecimento ativo

Estimated reading time: 3 minutos

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) formalizaram nesta terça-feira (9) um acordo de cooperação técnica, na Reitoria da UFPR, em Curitiba. O objetivo é o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à promoção do envelhecimento populacional, com foco na promoção do bem-estar, da autonomia e da qualidade de vida da população idosa.

A cooperação entre as duas instituições prevê a integração de esforços acadêmicos, técnicos e administrativos em frentes múltiplas para promover a educação permanente em temas relacionados ao envelhecimento, fortalecer práticas multiprofissionais e interdisciplinares no atendimento à pessoa idosa. Além disso, também está previsto no termo o desenvolvimento de estudos, diagnósticos, projetos de extensão e programas complementares sobre o tema. 

Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, na prática, a parceria consolida uma rede articulada entre a universidade e a política pública da pessoa idosa, qualificando as estratégias estaduais de cuidado estabelecidas no Paraná Amigo da Pessoa Idosa, por meio de ações conjuntas entre a UFPR e a Diretoria da Pessoa Idosa na Semipi. 

“A cooperação institucionaliza a parceria entre ensino, pesquisa, extensão e gestão pública, permitindo que ambas as entidades contribuam de forma coordenada para a inovação, qualificação e expansão das políticas de envelhecimento no Paraná”, disse Leandre.

A secretária afirmou ainda que o acordo também abre caminho para a construção de novas metodologias de acompanhamento e avaliação das políticas voltadas à pessoa idosa, ampliando a capacidade do Estado de planejar ações baseadas em evidências. “A expectativa é que, a partir dessa integração, projetos inovadores possam ser desenvolvidos e monitorados em conjunto”, acrescentou.

A vice-reitora Camila Fachin destacou a relevância da aproximação entre a universidade e a sociedade. “A nossa gestão está empenhada em aproximar ainda mais a universidade da sociedade. Queremos que a UFPR seja vista como parceira, e não como algo distante”, disse. “Por isso, esta cooperação com a Semipi é tão importante. Ela reforça o compromisso da universidade em colocar o conhecimento acadêmico a serviço da comunidade, contribuindo para pesquisas, formação profissional e ações que impactam diretamente a vida das pessoas idosas”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.