UFPR conquista nota máxima em medicina no Enamed

Estimated reading time: 4 minutos

O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde divulgaram na segunda-feira (19), o resultado do Exame Nacional de Avaliação de Formação Médica (Enamed) de 2025. O curso de medicina do campus de Toledo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou a nota cinco na avaliação, considerada a máxima.
A vice-diretora do campus, doutora Ana Carla Zarpelon Schutz, destaca que o resultado é fruto de um trabalho coletivo e contínuo. “É uma instituição relativamente jovem, que completa 10 anos em 2026. Alcançar o conceito máximo no Enamed e figurar entre apenas seis cursos de medicina do Paraná com a nota cinco, representa um motivo de grande orgulho e celebração. Nossos acadêmicos obtiveram média de 93% de proficiência na avaliação”, celebra.
Segundo Ana Carla, “esse reconhecimento impacta diretamente na trajetória dos estudantes, fortalecendo a confiança em sua formação, ampliando oportunidades acadêmicas e profissionais, contribuindo para a formação de médicos responsáveis e comprometidos com a saúde da população”.

PARCERIAIS – O curso combina plano pedagógico sólido, corpo docente qualificado, infraestrutura robusta, aprendizado prático e parcerias com instituições de saúde. Entre os locais que recebem os acadêmicos estão: Mini-Hospital, ambulatórios da prefeitura, Centro de Especialidades, Hospital Bom Jesus (UTI), Hospital Regional de Toledo, Consórcio de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), UOPECCAN, Hospital Municipal de Palotina, Hospital Moacir Michelleto, Consórcio de Saúde dos municípios do Oeste/PR (Consamu).

BIOPARK – O campus também conta com apoio da iniciativa privada, segundo a vice-diretora. “Contamos com o apoio do doutor Luiz e da doutora Carmen Donaduzzi, a qual tem permitido avançar além do esperado. Como resultado dessa colaboração, além da doação da infraestrutura que utilizamos junto ao Biopark, está prevista a implantação de um ambulatório de especialidades junto ao campus de Toledo, ampliando os cenários de prática e fortalecendo o atendimento às demandas de saúde do município e da região”.

PRÁTICAS – A vice-diretora ainda ressalta a infraestrutura prática, incluindo laboratórios multidisciplinares, salas equipadas, estudos científicos e área de simulação hospitalar e ambulatorial. “Isso possibilita aos estudantes vivenciarem de forma prática e segura o desenvolvimento de habilidades em manequins de alta fidelidade”, pontua ela.
Outro diferencial são metodologias ativas de ensino, nas quais os estudantes assumem papel central no processo de aprendizagem, promovendo conhecimento crítico e duradouro. “Todo esse conjunto, aliado a uma gestão acadêmica eficiente da coordenação e do colegiado, ao trabalho qualificado e comprometido do corpo docente e técnico, e ao engajamento dos estudantes foi fundamental para a conquista da nota máxima no Enamed”, explica Ana Carla.
Já para o coordenador, a nota máxima reforça a cultura de qualidade do curso e aumenta a confiança dos estudantes. “O impacto final é a formação de médicos mais seguros, bem preparados e alinhados às necessidades do sistema de saúde”, conclui ele.

Da Redação
TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.