Últimos dias para grupos se inscreverem no Festival de Ópera de Medianeira

0 33

Até o próximo dia 15 de março, estão abertas as inscrições para o edital que selecionará quatro grupos de ópera para apresentação na primeira edição do Festival de Ópera de Medianeira, que acontecerá de 16 a 19 de maio, na cidade da Região Oeste do Paraná. Podem participar quaisquer grupos e companhias do Brasil com espetáculos de ópera com duração entre uma hora e uma hora e meia. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no link unicultura.com.br/festivaldeoperademedianeira/ .

Com realização da ONG Unicultura, dentro do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura –  PROFICE – do Governo do Estado do Paraná, o festival pagará aos selecionados até R$30 mil. Entre os critérios de seleção estão a qualidade técnica e artística do espetáculo; o histórico da companhia e do espetáculo; a adequação ao local de apresentação e a relevância do tema do espetáculo. O resultado da seleção, contendo os grupos selecionados e suplentes, será publicado no site unicultura.com.br e nas redes sociais dia 10 de abril de 2024. 

Segundo o idealizador do festival e diretor da Unicultura, Ricardo Trento, o evento proporcionará aos cantores líricos visibilidade e notoriedade fora dos grandes centros urbanos. “As cidades interioranas têm pouca programação neste segmento musical e o Festival de Ópera de Medianeira foi pensado justamente para ampliar a formação de plateia em pequenos municípios”, lembra Trento.

Sobre o Festival – Além das apresentações operísticas, em praça pública, a primeira edição do Festival de Ópera de Medianeira realizará masterclass de canto lírico com a Mestre pela Royal Northern College of Music, Denise Sartori; masterclass de regência com o maestro italiano Alessandro Sangiorgi e masterclass de formação de plateia em ópera com a professora Liana Justus. Também será realizada uma audição pública com o público infanto-juvenil para descobrir talentos em canto lírico na região Oeste do Paraná.

Entre as ações de contrapartida social do festival, destaque para as oficinas formativas de música clássica instrumental para professores e estudantes da rede pública e privada de ensino da cidade de Medianeira e região.

Apoios – São apoiadores do Festival de Ópera de Medianeira a Prefeitura Municipal de Medianeira, Copel, Frimesa, Rádio Independência e Publicar painéis.

SERVIÇO

Festival de Ópera de Medianeira

Data: 16 a 19 de maio de 2024

Local: Paço Municipal

Endereço: Av. José Calegari, 647 – Centro

Edital e formulário de inscrição: https://www.unicultura.com.br/festivaldeoperademedianeira/

Deixe um comentário