Unidade de fabricação de Suplementos Alimentares da Prati-Donaduzzi obtém nota máxima e recertificação internacional pela FDA

0 77

Mais uma vez a Prati-Donaduzzi, com sede em Toledo, no Oeste do Paraná, recebeu a recertificação de sua unidade de fabricação de Suplementos Alimentares concedida pela National Sanitation Foundation (NSF), após uma inspeção que ocorreu entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2022 de forma virtual. A NSF é um organismo de certificação independente e credenciada pela FDA (Food and Drug Administration), Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Foram avaliados mais de 250 diferentes tipos de documentos, imagens fotográficas e vídeos em tempo real tanto das áreas produtivas, como de todas as áreas de suporte, tais como Warehouse de matérias-primas e materiais de embalagem, laboratório de controle de qualidade, dentre outros.

O Sistema da Qualidade também foi desafiado em um exercício denominado rastreabilidade, no qual o auditor selecionou um lote de um Suplemento Alimentar, e determinou a busca e disponibilização dos mais de 70 documentos relacionados ao dossiê deste produto, dentre eles, lista técnica, receita mestre, ordem de fabricação, certificados de análise de todas as matérias-primas e materiais de embalagem utilizados neste lote, dados brutos e certificado de análise do produto acabado, etc. O sucesso deste exercício foi atingido uma vez que 100% da documentação foi apresentada em tempo menor que as 4 horas definidas para o término do exercício.

“A auditoria durou 5 dias, conforme uma agenda previamente acordada entre nós e o auditor. Ao final de todo o processo, a renovação da nossa certificação foi aprovada, com a nota máxima A. Recebemos auditoria da NSF desde 2018, essa foi a 6ª auditoria do órgão em nossa empresa. No total, tivemos 4 auditorias presenciais e 2 virtuais”, destacou Alexssandro Roberto Maia Pereira, Diretor da área de Suplementos Alimentares.

A renovação da certificação também possibilita que a Prati-Donaduzzi tenha a oportunidade de explorar novos clientes e novos produtos, demandando o crescimento desta unidade de negócio e reafirmando sua importância no faturamento da empesa.  “Acredito que o impulsionador para mais esta conquista é a vocação da Prati-Donaduzzi por novos desafios e sua visão de futuro, que vê neste reconhecimento uma janela para muitos outros negócios, somado a um grande time de trabalho”, enfatiza Bárbara Santos de Sousa, Diretora do Sistema da Qualidade da empresa.

Crescimento na produção

Nos últimos anos, a Prati-Donaduzzi está investindo no aumento da capacidade produtiva de Suplementos Alimentares, que respondeu com aumentos significativos de seus resultados. Em 2020, foram produzidas cerca de 69 milhões de unidades; já em 2022, o objetivo é superar os 122 milhões de unidades. “Maior produção certamente irá demandar mais colaboradores, tanto os que trabalham diretamente na fábrica, como também aqueles das áreas que dão suporte às nossas atividades, em um ciclo virtuoso de crescimento. E tudo isso somente é possível com a manutenção da certificação em BPF”, ressalta Nelson Ferreira Claro Junior, Diretor de farmoquímicos da empresa.

Mercado norte-americano

Os Suplementos Alimentares são produtos de ingestão oral, destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos que trazem benefícios à saúde física e mental das pessoas. Para que eles possam ser comercializados no mercado norte-americano, é necessário que ele seja produzido de acordo com as Boas Práticas de Fabricação (BPF) definidas pela norma NSF/ANSI 455-2 (Good Manufacturing Practices for Dietary Supplements).

O Diretor da área de Suplementos Alimentares, Alexssandro Roberto Maia Pereira ainda explica que o consumidor americano é reconhecido por ser bastante exigente com a qualidade dos produtos que adquire. “Nosso desafio é disponibilizar ao cliente produtos de elevada qualidade a preços competitivos. E nos últimos anos a Prati-Donaduzzi está não apenas mantendo os contratos já firmados no passado, como também aumentando o fluxo de exportações, dos produtos já estabelecidos e de novos produtos também, em uma clara demonstração de que somos capazes de superar estes desafios”, finaliza.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Imprensa Prati

Deixe um comentário