Programa Você Sempre Bem proporciona qualidade de vida na terceira idade
Estimated reading time: 4 minutos
Cuidar da saúde na terceira idade é fundamental para garantir qualidade de vida, bem-estar e autonomia. Com o avanço da idade, o corpo passa por diversas mudanças exigindo atenção especial à alimentação equilibrada, à prática regular de atividades físicas, ao sono adequado e à realização de exames preventivos. Investir em hábitos saudáveis é a melhor forma de viver essa fase com vitalidade e disposição.
O Programa ‘Você Sempre Bem’, iniciativa de atenção à saúde da Unimed Costa Oeste tem o propósito de auxiliar no estímulo à promoção, prevenção, e recuperação da saúde. A proposta é acompanhar e orientar o processo de envelhecimento de maneira saudável e com qualidade de vida.
O Programa é oferecido com intuito de melhorar as condições de saúde dos beneficiários, junto de uma equipe multiprofissional, elaborando planos de cuidados individualizados, através das necessidades de cada participante.
Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
A médica do Programa, Luana Priscila Bamberg Schneider, explica que as oficinas são realizadas uma vez por mês e, em cada encontro um profissional compartilha conhecimento e orientações aos participantes. “O objetivo do Programa é ajudar no gerenciamento em saúde das pessoas com 60 anos ou mais, e os participantes são beneficiários da Unimed Costa Oeste”.
MOVIMENTO – Na última quarta-feira (12), aconteceu mais um encontro, com foco na fisioterapia. A etapa foi realizada no auditório do Sindicato Rural de Toledo, uma parceria estabelecida entre a Unimed Costa Oeste e a entidade proporcionando mais qualidade de vida aos associados também.
A fisioterapeuta Ana Paula Campos Santana comenta que sua abordagem nesse, que é o último encontro do ano, foi sobre a importância da atividade física e como os participantes podem reproduzir alguns movimentos em casa mesmo. “Eles podem utilizar recursos básicos, como uma bola, um bastão; também vou repassar alguns alongamentos e também vou entregar para eles um livrinho informativo”.
A profissional explica que trabalhar a fisioterapia e a atividade física nessa fase da vida é extremamente importante para proporcionar mais qualidade de vida e mobilidade. “Com o passar dos anos, é normal que se tenha uma perda de estrutura óssea, o equilíbrio é alterado, a parte cardiorrespiratória também, e quando incluímos atividade física conseguimos retardar um pouco mais estes sintomas. E é claro que trazemos mais movimento e mais autonomia para a vida dos idosos”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
RESULTADOS – O Programa ‘Você Sempre Bem’ é contínuo e produz resultados visíveis. A médica responsável Luana Priscila Bamberg Schneider conta que nas pequenas orientações, nos diálogos com os participantes é possível transmitir grandes conhecimentos com impactos muito positivos na vida dos participantes.
“Cuidados com queda, a importância da ingestão hídrica são pequenos ajustes que feitos de forma contínua trazem bastante resultado. Interessante que depois da pandemia da Covid-19 a população ficou mais reclusa e observamos uma redução da socialização em grupo. Outro objetivo dessas oficinas é trazer essa oportunidade de socialização que é extremamente importante para todos, principalmente para esse público”, conclui.
Da Redação
TOLEDO