Unioeste amplia acesso de estudantes da rede pública que fizeram a Prova Paraná

0 130

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ampliou as oportunidades de ingresso para estudantes da rede pública, a partir do Vestibular 2024, que está com inscrições abertas até 9 de novembro. A instituição disponibilizou uma modalidade específica e gratuita para candidatos que frequentaram e concluíram todas as séries do ensino médio em escolas da rede pública estadual e que participaram de todos os exames trimestrais da Prova Paraná, aplicados no último ano.

Idealizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Prova Paraná consiste em uma avaliação para identificar, entre outros aspectos, o nível de aprendizado dos alunos. Neste ano, a primeira e segunda prova foram aplicadas nos meses de abril e agosto e a terceira avaliação está prevista para 22 e 23 de novembro.

Somando 1.624 vagas em 64 cursos de graduação, o Vestibular 2024 da Unioeste tem cinco modalidades: Padrão, Seriado, Treineiro, Prova Paraná e Vagas Remanescentes. Para além das 618 vagas de ampla concorrência, o sistema de cotas da instituição contempla quatro categorias de políticas afirmativas com vagas distribuídas entre Prova Paraná (125), escola pública (621), pretos ou pardos (125) e pessoa com deficiência (135).

O vestibular será realizado em duas etapas, ambas em 17 de dezembro, nos períodos da manhã e tarde. Para os estudantes inscritos na modalidade Prova Paraná será aplicada somente a prova de redação, pela manhã, sendo dispensados da prova de conhecimentos gerais, que abrange língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia. Esses candidatos disputarão apenas as 121 vagas da categoria homônima do sistema de cotas.

O diretor de Educação da Seed, Anderfabio Santos, associa a formação profissional a oportunidades mais amplas e atrativas no mercado de trabalho. “As políticas afirmativas são essenciais para aumentar o acesso de estudantes da rede pública no ensino superior e assegurar o ingresso mais amplo nas universidades para jovens que desejam uma formação profissional e uma educação acadêmica, que podem proporcionar mais oportunidades de trabalho, emprego e renda no futuro, assim como o desenvolvimento pessoal desses estudantes”, destaca.

O Vestibular da Unioeste ocorrerá de forma simultânea nas cidades onde estão localizados os câmpus da universidade – Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo –, além de Curitiba e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

OUTRAS MODALIDADES – A modalidade Padrão é semelhante às edições anteriores do vestibular e destinada para estudantes com o ensino médio concluído até a data matrícula. A prova envolve os conteúdos de todos os anos do ensino médio.

A modalidade Seriado consiste em três fases, sendo os candidatos classificados depois de concluir todas as etapas. Em 2023, acontece a primeira fase, denominada Seriado 1, voltada exclusivamente para estudantes regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio.

A modalidade Treineiro é para estudantes dos primeiros anos do ensino médio com interesse em adquirir experiência nas provas do vestibular. Na modalidade Vagas Remanescentes, a pontuação obtida será utilizada para classificação dos candidatos em seleção específica para ocupação de vagas não preenchidas ao longo do processo seletivo.

Os valores das taxas de inscrição são R$ 196 para a modalidade Padrão e R$ 60 para Seriado, Treineiro e Vagas Remanescentes. Estudantes com baixa renda familiar registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção do pagamento até o fim do prazo para inscrições, em 9 de novembro.

A Unioeste também concede isenção no vestibular para pessoas privadas de liberdade em unidades do sistema prisional localizadas nas cidades onde estão os câmpus.

ISENÇÃO POR CURSO – Segundo o edital do Vestibular 2024 da Unioeste, 42 cursos estão isentos do pagamento de taxa de inscrição, nos cinco câmpus da instituição. Em Cascavel, por exemplo, no ato da inscrição, o sistema gera isenção para os seguintes cursos: Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Ciências Econômicas; Engenharia Agrícola; Letras Português/Espanhol; Letras Português/Italiano; Matemática; e Pedagogia (matutino).

Em Foz do Iguaçu, a isenção se aplica para os inscritos nos cursos de Ciências Contábeis; Enfermagem; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Hotelaria; Letras Português/Espanhol; Letras Português/Inglês; Matemática e Turismo. Em Francisco Beltrão, a isenção contempla os cursos de Ciências Econômicas; Geografia (bacharelado e licenciatura); Pedagogia (matutino e noturno); e Serviço Social.

Em Marechal Cândido Rondon, a isenção abrange os cursos de Educação Física; Geografia (licenciatura); História (matutino e noturno); Letras Português/Alemão; Letras Português/Espanhol; Letras Português/Inglês; e Zootecnia. Em Toledo, a isenção se aplica aos cursos de Tecnologia em Aquicultura; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Engenharia Química; Filosofia (matutino e noturno); Química (bacharelado e licenciatura); Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social.

Da AEN

Deixe um comentário