Acadêmicos da Unioeste realizam atividade prática em frigorífico

Estimated reading time: 3 minutos
Alunos do curso de Engenharia de Pesca e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca – PREP da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, participaram de uma atividade prática no frigorífico Kohler, no município de Ouro Verde do Oeste.
A atividade integra dois projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores e alunos da Unioeste. Um dos projetos é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e o outro é apoiado pelo Fundo Paraná em parceria com a Agência de Inovação da Unioeste (Ageuni), por meio de edital de parceria Universidade-Empresa. Ambos os projetos têm como foco dar subsídios a pesquisas no sentido de otimização do pescado para consumo humano e uso racional e reuso da água, bens essenciais para o desenvolvimento sustentável.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O foco das atividades é avaliar o rendimento das diferentes partes do pescado processado na indústria, com o objetivo de levantar dados sobre as possibilidades de aproveitamento integral do pescado com potencial de agregar valor nutricional e econômico ao setor de beneficiamento do pescado possibilitando inovar em tecnologias. A prática realizada no frigorífico Kohler faz parte de um conjunto de coletas e testes que já foram realizadas e que ainda ocorrerão em outras unidades industriais da região.
Além da coleta de dados sobre rendimento, os projetos envolvem o desenvolvimento e testes com carne mecanicamente separada (CMS) de pescado para a formulação de novos produtos, em continuidade às atividades já iniciadas em laboratório pelos acadêmicos.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
As ações realizadas no frigorífico marcam o início de uma nova etapa dos projetos, com foco no ambiente industrial. Coletas anteriores haviam sido feitas em rios e viveiros, seguindo processos distintos dos que ocorrem na indústria de processamento.
A equipe de pesquisadores e estudantes prevê novas visitas ao frigorífico e a outras unidades da região, conforme o andamento das atividades e a necessidade de padronização dos procedimentos.
TOLEDO