Unioeste participa de missão acadêmica ao Paraguai

Estimated reading time: 4 minutos
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou, nesta semana, uma missão institucional ao Paraguai com o objetivo de ampliar a cooperação acadêmica, científica e cultural com instituições de ensino superior do país vizinho. A iniciativa faz parte da política de internacionalização da universidade, que busca promover o intercâmbio de experiências e fortalecer redes de colaboração no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
Durante a missão, os representantes da Unioeste visitaram três importantes universidades paraguaias: a Universidade Nacional de Concepción (UNC), localizada em Concepción; a Universidade Nacional de Assunção (UNA), na capital do país; e a Universidade Nacional do Leste (UNE), em Ciudad del Este.
Os encontros foram marcados por um ambiente de cordialidade e disposição para o diálogo, nos quais foram discutidas diversas possibilidades de cooperação bilateral. Entre os temas abordados, destacam-se a internacionalização dos cursos de graduação e pós-graduação da Unioeste, a criação de programas de mobilidade acadêmica, o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria e a realização de ações conjuntas de extensão universitária.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
De acordo com o reitor Alexandre Webber, a missão representa um passo estratégico no fortalecimento da presença internacional da Unioeste e na consolidação de sua atuação em redes de ensino superior na América Latina. “É muito importante para nós, da Unioeste, estabelecermos parcerias dessa magnitude, que ampliam horizontes e reforçam nosso compromisso com a qualidade e a integração internacional da educação pública. Essa ação é um exemplo do esforço da Unioeste em consolidar suas relações com instituições de ensino superior nacionais e internacionais”, afirmou.
Com a finalização da missão, caberá agora aos diretores de campus e às pró-reitorias dar continuidade às articulações iniciadas, promovendo junto às coordenações de cursos e centros as oportunidades de cooperação identificadas durante as visitas.
Para o assessor-chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Rafael Mattielo, a missão foi muito proveitosa para os dois países. “Com essa missão temos o objetivo de, cada vez mais, estreitar os laços de diplomacia científica entre nossas universidades, fomentando projetos de pesquisa em conjunto, mobilidade docente, mobilidade discente, cotutela de dupla diplomação e captação de projetos de financiamento em fontes internacionais de forma conjunta. Tivemos acesso a uma série de autoridades das universidades paraguaias, com as quais alinhamos várias estratégias para consolidar uma cooperação cada vez mais ativa e profícua”, explicou.
O vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, responsável pela organização e articulação da missão, destacou o compromisso da universidade em ampliar suas relações internacionais, promovendo cooperação acadêmica, intercâmbio de conhecimento e compartilhamento de experiências.
“Durante as visitas, foram discutidas oportunidades de colaboração em projetos de pesquisa, programas de mobilidade estudantil e docente, e desenvolvimento de cursos conjuntos. A missão foi um passo importante para o fortalecimento das relações entre a Unioeste e as universidades paraguaias. A expectativa é que essas parcerias resultem em benefícios mútuos e contribuam para o desenvolvimento acadêmico e científico de ambas as instituições.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
A comitiva da Unioeste foi composta pelo reitor Alexandre Almeida Webber, pelo vice-reitor Gilmar Ribeiro de Mello, além dos diretores dos campi de Cascavel, Geysler Rogis Flor Bertolini; Francisco Beltrão, Adilson Carlos da Rocha; Foz do Iguaçu, Sergio Moacir Fabriz; Marechal Cândido Rondon, Emerson Fey; e Toledo, Patrícia Stafusa Sala Battisti. Também integraram a delegação os pró-reitores Sanimar Busse (Pesquisa e Pós-Graduação), Fabiana Regina Veloso (Extensão), Gerson Henrique da Silva (Administração), Joseane Rodrigues da Silva Nobre (Recursos Humanos) e Tércio Vieira de Araújo (Planejamento).
CASCAVEL