Unioeste participa da abertura da Operação Pé Vermelho

Estimated reading time: 6 minutos

Na manhã desta sexta-feira (23) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participou da abertura da Operação Pé Vermelho do Projeto Rondon na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Apucarana.  A cerimônia contou com a participação de 252 rondonistas – professores e estudantes universitários – oriundos de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de diversas regiões do País, que atuarão em 12 municípios localizados no Norte do Paraná, a saber: Araruna, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Godoy Moreira, Iretama, Jardim Alegre, Lidianópolis, Luiziana, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Santa Fé e Grandes Rios.

A Unioeste participou com 16 acadêmicos e quatro professores. As duas equipes são do conjunto A, que trabalham com a saúde, educação, direitos humanos de justiça e cultura nas cidades.

Segundo o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, é uma alegria estar participando de mais uma operação do Projeto Rondon. “Ano passado, a Unioeste recebeu a honraria do Governo Federal com a Universidade que mais participou dos Projetos Rondon. É importante ver todas as nossas universidades estaduais aqui unidas participando nesse projeto transformador. Com certeza faz muita diferença para os nossos acadêmicos, para a comunidade assistida. E temos todo esse apoio da nossa Secretaria do Estado, é fundamental nosso grande secretário Aldo Bona, sempre dando todo o apoio para que as nossas universidades estejam atuando à disposição da comunidade”.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, explica que o Paraná é contemplado por esta operação, que é coordenada pelo Exército Brasileiro, mas que tem a participação e apoio do governo do estado, com a orientação do governador Ratinho Júnior, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, destinou recursos para toda a logística desta organização, de modo que os diversos municípios atendidos pela operação tenham todo o apoio logístico para que a operação ocorra da melhor maneira possível.

“Esta é uma parceria importante, a operação Rondon é uma operação que impacta e transforma vidas. Transforma vidas das pessoas que são atendidas nos municípios e, sobretudo, também transforma vidas das pessoas que atendem, ou seja, os nossos estudantes e professores das nossas universidades brasileiras que entram em contato com realidades desafiadoras que, ao compartilharem o conhecimento que produzem, também são impactados pelas experiências de vida, tornam-se cidadãos profissionais melhores, sem dúvida nenhuma, pela vivência da Operação Rondon. Operação Pé Vermelho, que a partir aqui de Apucarana, atende a toda a região norte do estado do Paraná”, ressalta.

Marcos Freitas de Morais, coordenador do Projeto Rondon da Unioeste, comenta: “É muito orgulho para a Unioeste, mais uma vez, é a nossa 57ª, uma operação nacional que a Unioeste participa, lembrando que o ano passado a Unioeste completou 20 anos de Projeto Rondon, então estamos pisando para os nossos próximos 20 anos”.

O Projeto Rondon é um marco para a extensão universitária, que aproxima a Universidade da comunidade. “Uma operação que inspira a extensão universitária, que nos motiva e nos move para fazermos aquilo que podemos fazer enquanto universidade pública, enquanto formação acadêmica estudantil para transformarmos a realidade da sociedade onde estamos, principalmente daquela sociedade mais vulnerável e também para transformarmos a realidade do nosso estudante, da nossa universidade e fazermos uma sociedade cada vez melhor”, salienta a Pró-Reitora de Extensão da Unioeste, Fabiana Veloso.

Sobre a abertura da operação, o Secretário Adjunto do Ministério da Defesa Osvaldo Gomes dos Reis Júnior , diz: “Eu sinceramente nunca vi uma abertura de operação Rondon no tamanho prestígio e emoção. Parabéns a todos, a todos vocês. Agradeço a presença e participação de cada um dos senhores e senhores. Todos tiveram uma grande importância para que a operação ocorresse com sucesso.

UNIOESTE NA OPERAÇÃO – Duas equipes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) partem para a Operação Pé Vermelho, do Ministério da Defesa do Projeto Rondon, para as cidades de Santa Fé e Iretama, no Paraná. A operação inicia no dia 23 de janeiro e segue até o dia 05 de fevereiro.

A professora Adriane Martinez vai como adjunta com uma equipe para Santa Fé. “Vamos trabalhar no conjunto A, desenvolvendo oficinas na área de educação, saúde, cidadania, direitos humanos e cultura. O município nos recebeu muito bem, organizamos oficinas direcionadas para públicos específicos, então nós vamos trabalhar com os servidores do município, da área da saúde, da área da educação, que seria os professores, vamos trabalhar com o público que trabalha com idosos do município e vamos também ter oficinas direcionadas para a comunidade de uma forma geral”, explica.

Larissa Brugalli é acadêmica de Fisioterapia e participa pela primeira vez do Projeto Rondon e conta um pouco sobre o que grupo fará na cidade de Iratama. “A gente está levando muitos projetos na área da saúde com o pessoal de Odontologia, como higienização bucal eu estou levando oficina de pilates para todos os públicos, além de dança e oficina de pães diversidade de opções de oficinas para a gente poder trabalhar com todo mundo e todos os públicos”.

APUCARANA

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.