Universidade sem vestibular: saiba os caminhos de entrada no ensino superior

Estimated reading time: 5 minutos
O vestibular tradicional aplicado pelas universidades não é a única porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Nos últimos anos, milhares de estudantes têm conquistado vagas em universidades públicas e privadas utilizando outras modalidades de acesso, muitas delas baseadas no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além de avaliar o conhecimento adquirido no ensino médio, o Enem funciona como critério para uma série de programas de acesso à universidade, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies). Cada um deles possui suas particularidades, mas todos com o propósito de aproximar o aluno do seu curso desejado.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O Sisu é a principal alternativa para quem deseja estudar em universidades públicas. Após a divulgação da nota do Enem, o candidato pode se inscrever gratuitamente no sistema do programa, escolher até duas opções de curso e acompanhar a nota de corte em tempo real, a depender da instituição, da modalidade e do curso escolhidos.
Já o Prouni é voltado para estudantes de baixa renda que desejam estudar em instituições privadas, com bolsas parciais (50%) ou integrais (100%). Para participar, o aluno deve ter feito o Enem mais recente, não ter zerado a redação e atender aos critérios socioeconômicos (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais e até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais). O diferencial do programa é permitir o ingresso direto em faculdade particular sem necessidade de vestibular próprio da instituição.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Outra opção de ingresso é o Fies. Em vez de bolsa, o programa oferece financiamento a juros de 6,5%, com pagamento iniciado após a conclusão do curso. O programa também exige participação no Enem, com os critérios de média igual ou acima de 450 pontos e igual ou maior que 400 na redação. Além disso, é necessária a comprovação de renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Muitas instituições privadas também usam a nota do Enem como forma de ingresso direto, sem vestibular e com possibilidade de bolsa de estudos. O candidato se inscreve diretamente no site da faculdade, informa sua nota no Enem e já pode ser chamado para matrícula. Em alguns casos, quanto maior a nota, maiores são os descontos oferecidos.
Garantia de aprovação
Com tantas oportunidades, o caminho para o ensino superior se tornou mais acessível e flexível. O estudante que conhece bem os programas disponíveis e se planeja com base neles pode acessar cursos de qualidade, públicos ou privados, com ou sem custo. Nesse cenário, tanto o Enem quanto os tradicionais vestibulares são as portas de entradas a serem estudadas pelo candidato, e uma boa preparação é o diferencial em todos os casos.
É com o objetivo de proporcionar preparação de qualidade que o Curso Positivo apresenta o Positivo Express, o semiextensivo turbinado do mais reconhecido preparatório do Paraná. Disponível nas modalidades online e presencial, o curso atende a estudantes de qualquer lugar do Brasil com foco no ingresso no ensino superior, seja por meio do vestibular ou por meio do ENEM.

O professor Alceu Gnoatto é o diretor executivo do Curso Positivo. Crédito da foto: Nizo Gomide
“O Positivo Express é a consolidação do cuidado que o curso tem com seus alunos em mais de cinco décadas de atuação”, resume o diretor executivo do Grupo Positivo, Alceu João Gnoatto. “De qualquer parte do Brasil, nosso aluno terá a melhor preparação possível, com acompanhamento de nossa equipe de professores, material didático em casa, orientação pedagógica e foco em conquistar a vaga dos sonhos”, complementa.
No Positivo Express, a metodologia focada em resultados apresenta mais de 10 mil testes disponíveis com resolução em vídeo, além de revisões estratégicas e simulados focados. O curso ainda oferece aulas direcionadas para a instituições de ensino de preferência do candidato, de acordo com as regiões de Curitiba, Ponta Grossa e Joinville (SC).
O curso foi responsável por 21 primeiros lugares na UFPR e o primeiro lugar geral da universidade, além de metade das vagas em Medicina na UEPG e ACAFE.
“O Curso Positivo agora está onde o aluno estiver. Há três anos, inovamos ao levar nossa tradição para o ambiente online, mantendo o compromisso com a mesma excelência do presencial”, finaliza Gnoatto.
A sua aprovação nunca esteve tão perto. Clique aqui e conheça o Positivo Express Online.