Usina do Conhecimento de Toledo deve entrar em funcionamento em março

0 826

A Usina do Conhecimento de Toledo será transformada em um centro para diversas atividades ligadas à educação e às novas tecnologias por meio de uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo e a Prefeitura Municipal.

O contrato para a execução do projeto de revitalização do espaço foi assinado no mês de junho de 2023. De acordo com a secretária de Educação Marli Gonçalves Costa, o espaço proporcionará às crianças e aos jovens de Toledo e da região o acesso à ciência, à tecnologia e à inovação.

AÇÕES – Entre as diversas atividades propostas pela UTFPR acontecerão visitas escolares programadas; atividades relacionadas a iniciação científica; ações sobre educação financeira e empreendedora; trabalhos com professores e metodologias ativas e a possibilidade de jovens incubarem sua empresa e terem assessoria especializada.

A secretária explica que a ideia em utilizar a Usina do Conhecimento como um local com atividades voltadas à Educação aconteceu no ano de 2022. Após manter um diálogo com a Universidade, Marli comenta que a instituição doou os projetos estrutural, hidráulico e elétrico para a Prefeitura de Toledo. Por sua vez, a Secretaria de Educação investiu na construção da obra e da reforma, além de efetuar o pagamento.

GESTÃO – Outra decisão adotada pelo Poder Público, de acordo com a secretária de Educação, é conceder a cessão de uso para a Universidade. Ela será a responsável pela gestão do ambiente. “Com projetos e com servidores, o espaço será ocupado por todas as universidades”.

A Usina do Conhecimento será um espaço para a comunidade visitar e conhecer as atividades voltadas, como exemplos, a tecnologia ou a robótica. Além disso, as escolas visitarão o local e terão atendimentos das universidades parceiras.

A secretária de Educação salienta que um dos objetivos elencados entre o Poder Público e a Universidade é para que cada pai ou mãe acompanhe os filhos e visite o local. “Serão momentos de aprendizagem e leitura em parceria com os filhos”, afirma a profissional.

Os trabalhos no espaço estão em fase final. Marli informa que a previsão de entrega é para março do próximo ano. “Para a concretização desse projeto, a prefeitura custeará a reforma desse espaço com um valor total de R$ 1.673.857,84 e a universidade contribuirá com as ações a serem realizadas com os jovens”, finaliza a secretária de Educação.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário