‘Semana do Agricultor’: Poder Executivo visa inserir valorização ao produtor no Calendário Oficial

Estimated reading time: 6 minutos

Como forma de “reconhecer a importância dos agricultores para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, o Poder Executivo elaborou o Projeto de Lei n° 102/2025, que “Institui e insere no Calendário Oficial do Município de Toledo a Semana do Agricultor”. Na manhã de segunda-feira (11), a Câmara de Toledo realizou audiência pública sobre o tema, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. A proposição está em tramitação no Legislativo.

No Brasil, o Dia do Agricultor é celebrado anualmente no dia 28 de julho. A homenagem aos trabalhadores rurais foi estabelecida em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, através do Decreto n° 48.630/1960. O dia escolhido faz referência à origem do Ministério da Agricultura. A pasta foi criada em 28 de julho de 1860, sob a nomenclatura de “Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas”, pelo imperador Dom Pedro II, por meio do Decreto n° 1.067.

O Poder Executivo pretende, por meio do projeto, utilizar a data como base para instituir anualmente a “Semana do Agricultor” no Calendário Oficial do Município de Toledo. Como principais objetivos, a medida busca: “reconhecer e valorizar o trabalho do agricultor e sua contribuição essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Município; promover ações que estimulem o fortalecimento da agricultura familiar, o empreendedorismo rural e a sucessão no campo; realizar atividades educativas, culturais, técnicas e comemorativas voltadas à promoção do agronegócio local e à valorização do meio rural; e incentivar o consumo de produtos locais e a integração entre produtores, instituições públicas e privadas e a sociedade civil”. Dotações orçamentárias próprias – suplementadas, caso necessário – serão utilizadas para cobrir as despesas decorrentes da execução da Lei.

A audiência pública foi organizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC), comandada por Sergio Japonês (PL), vice-presidente. O secretário Valdir Gomes (União Brasil) e os integrantes Professor Oseias (PP), Luís Fritzen (PP) e Professor Genário (MDB) também marcaram presença.

Em 2024, pela 26ª vez na série histórica, Toledo liderou o estado do Paraná nos números do Valor Bruto de Produção (VBP), com mais de R$ 4,72 bilhões de faturamento total na pecuária, na agricultura e no setor florestal. O primeiro lugar na lista estadual ocorreu pela 12ª vez consecutiva. O Município não esteve na posição em apenas dois levantamentos. Luiz Carlos Bombardelli, secretário municipal da Agricultura e da Proteína Animal, apontou a importância do reconhecimento do produtor para a consolidação dos números. “Nós somos a capital do agronegócio do Paraná, distanciados dos outros municípios. Isso se faz porque temos um povo diferente. Temos um povo que encara as atividades pecuárias que demandam muitas horas de trabalho, fins de semana e feriados. Isso é diferente. Por isso que, dos 399 municípios, só Toledo consegue esse feito”, afirmou o chefe da pasta.

Relator do projeto, Valdir Gomes ressaltou a importância da valorização ao agricultor. “Eu sempre digo: a agricultura é o que mantém o nosso Município, a nossa Toledo. A gente recebe em nossas mesas o produto pronto. A gente sabe qual é a rotina que o agricultor tem, no dia a dia, em tirar o leite, cuidar do suíno, da ave, até chegar até a mesa nossa praticamente pronto”, disse.

Segundo Professor Oseias, o período comemorativo será dedicado a visibilizar os responsáveis por toda produção gerada: os homens do campo. “Não só um dia, mas uma semana que movimenta a cidade em torno de um movimento que nos é muito particular. Nosso produto agropecuário é referência na cidade, no estado e no Brasil. Comemorar uma semana é dar o devido reconhecimento a quem produz muito da nossa riqueza. O que temos hoje na cidade de Toledo deve-se, de fato, ao homem do campo também”, destacou o vereador.

SEMANA – Sob responsabilidade da Secretaria da Agricultura e Proteína Animal, a Semana do Agricultor poderá contemplar a promoção de palestras, oficinas e cursos voltados à capacitação e à atualização técnica dos produtores rurais. O projeto também prevê a realização de feiras, exposições e mostras de produtos e serviços da agricultura. Como forma de valorização do homem do campo, o período poderá ser utilizado para homenagear agricultores e agricultoras que se destacaram em suas atividades, além de resgatar a história e a identidade rural do Município. Outras secretarias, entidades de classe, cooperativas, universidades e associações poderão colaborar com a organização dos eventos.

Entre os dias 24 e 31 de julho de 2025, a Prefeitura promoveu atividades para comemorar o Dia do Agricultor. Com a inclusão da Semana no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Poder Executivo poderá estabelecer um período para a realização das ações.

Além da presença da comunidade, a audiência pública contou com vereadores, representantes do Executivo e setores organizados ligados à agricultura. O vídeo do evento está disponível no Youtube da Câmara de Toledo: https://www.youtube.com/watch?v=0ilHsyMrkVg

Por Hiury Pereira

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.