Edy Braun realiza bazar de obras artísticas natalinas

0 255

A professora, poetisa e artista plástica Edy das Graças Braun, também conhecida como Tayaa e uma das principais expressões artísticas e culturais de Toledo e do Oeste do Paraná, contribuindo para consolidar a cidade como capital da cultura da região, realiza exposição e bazar especial de suas obras no próprio Atelier Art-Tayaa, na Rua Alcides Pan n°181, na Vila Becker, em Toledo, junto à sua residência, nos dias oito e nove de dezembro, sexta-feira e sábado.

O atendimento ao público será das 15h às 20h na sexta-feira e no sábado das 9h às 17h30, com muitas obras à disposição dos interessados, como telas de pinturas de paisagens e atrações de Toledo e região, obras de porcelana, bordados, desenhos, esculturas, camisetas, vestidos bordados, almofadas, bijuterias, pequenos objetos de decoração e presentes de Natal, muitos dos quais com descontos de até 50% de seu valor original.

A professora Edy das Graças Braun é natural de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná e reside em Toledo desde 1981, atuando como professora, poetisa e artista plástica, reconhecida nacional e internacionalmente, com exposições já realizados em todo o País, nações vizinhas e museus e outros espaços de países europeus, recebendo diversos e importantes prêmios.

Tem licenciatura em Filosofia, especialização em Antropologia Filosófica e mestrado em Metodologia de Ensino, no campus da Unioeste, no qual foi pesquisadora e professora de Filosofia a partir de 1984. Também coordenou o projeto de Extensão Oficina de Pintura da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), destinado a idosos, e o projeto Arte no Campus, beneficiando docentes, funcionários e alunos da instituição.

Também na Unioeste de Toledo lecionou História e exerceu o cargo de coordenadora pedagógica. Foi ainda professora do campus local da Unipar por 10 anos e lecionou em cursos de pós-graduação no campus da Fundação Assis Gurgaz (Fag), de Toledo. Edy também atua como voluntária em atividades literárias e artes plásticas, em diversas entidades e instituições de Toledo.

Foi fundadora e é presidente do Clube da Poesia de Toledo e titular da Cadeira nº 11 da Academia de Letras de Toledo (ALT). É também cidadã honorária de Toledo, título recebido no ano de 2015 e desde 2013 denomina o Concurso de Contos e Poesia Edy Braun, da Secretaria Municipal de Educação, com edição anual a cargo da Biblioteca Pública da Vila Pioneiro, do Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. Na literatura, escreve versos desde criança, já produziu mais de três mil poemas e ganhou prêmios de nível regional e nacional, como autora e declamadora e é coautora ou organizadora de muitas obras literárias.

Como artista plástica, em mais de 30 anos de carreira, produziu cerca de três mil quadros, muitos dos quais expostos em todo o Brasil e diversos países da América Latina e Europa, levando a arte e o nome de Toledo ao mundo inteiro. Participou de diversas obras literárias coletivas, integrou o Conselho Municipal de Cultura de Toledo e foi agente cultural da Unioeste.

Seu Ateliê ArtTayaa está em sua residência, na Rua Alcides Pan, 181, Vila Becker, como ampla atração cultural e artística, que merece ser visitada por apreciadores da pintura, desenho, porcelanato e outras formas de expressão da criatividade humana. No ateliê, onde são produzidas as obras da artista Edy e muitos de seus alunos e seguidores, estão desde telas e quadros conhecidos, com paisagens e imagens de Toledo, de cidades de todo o País, atrações mundiais e diversos outros temas, até novos trabalhos, elaborados com técnica inovadora de pintura, denominada “pinturentalhe”, utilizando papelão, durante pandemia de Convid-19, diante da dificuldade de obtenção de outros materiais tradicionais.

Além disso estão em exposição permanente e à disposição dos interessados, além de obras artísticas, utensílios de porcelana, das mais diferentes utilidades e ilustrações, além de pinturas em tecido e até mesmo centenas de estatuetas de corujas, dos mais diferentes materiais e dimensões, muito apreciadas por colecionadores. O Museu Histórico Willy Barth, de Toledo, também reúne diversas de suas obras históricas, doadas a partir de 2015, com a inauguração da nova sede do próprio museu, quando Edy teve diversas de suas obras integrando a exposição “Ontem e Hoje: olhares sobre a cidade”.

Segundo a artista, dez das 11 telas doadas ao acervo do museu faziam parte de conjunto de 20 obras, nas quais dez retratavam o período de 1946, início da colonização do município, até 1985 e as demais apresentando paisagens dos anos seguintes. “Nos cenários mais antigos apliquei tons sobre tons, cores mais vivas, típicas de um estilo que chamo de ‘indianismo’, com ares de pigmentação natural, da maneira como muitos povos originários do nosso País fazem arte até hoje, em homenagem à parte da minha descendência, de origem guarani”, afirmou a artista.

“Nas outras dez telas já me permiti utilizar conceitos do impressionismo e do realismo. Neste trabalho, em todas as telas, procurei transmitir em cada pincelada as sensações que a natureza desperta em mim. Sou paranaense de Pato Branco, vim em 1981 para Toledo, que me recebeu de braços abertos. Esta doação foi maneira singela de retribuir ao município tudo o que ele tem me dado em termos de satisfação, reconhecimento e incentivo à minha arte”, acrescentou Edy.

TOLEDO

Deixe um comentário