“Ilíada” chega a Curitiba para apresentações no Guairinha

0 223

Após enorme sucesso viajando pelo país, chega nesta semana a Curitiba o espetáculo teatral “Ilíada”, primeiro projeto em que Letícia Sabatella e Daniel Dantas trabalham juntos. O casal de atores encena dois cantos do poema clássico de Homero, com direção de Octavio Camargo, da Cia Iliadahomero de Teatro. Será uma temporada de três apresentações no palco do Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante do Teatro Guaíra) nos dias 24, 25 e 26 de novembro (sexta a domingo) às 20h. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos e a peça tem apoio cultural do Baba Salim, Restaurante Nina, Restaurante Don Max e Novo Café do Teatro.

“Ilíada” passou por oito cidades brasileiras em temporadas com teatros lotados. Nas apresentações em Curitiba serão encenados dois momentos da Guerra de Troia. Daniel Dantas apresenta o Canto 1, que traz o estabelecimento do conflito interno entre os gregos e suas motivações. No Canto 20, a cargo de Letícia Sabatella, ocorre o retorno triunfal do herói Aquiles ao campo de batalha.

Recitada em festivais na antiguidade por séculos e insumo essencial para a educação no mundo grego, “Ilíada” é considerada a obra fundadora do pensamento ocidental. “Participar deste lindo projeto tem sido um marco, pelo contato com a obra tão formadora da nossa cultura”, afirma Letícia Sabatella, que lembra dos desafios do trabalho. “A exigência de dar conta de tantas personagens que atravessam a história contada em forma poética e picaresca pelo narrador, a múltipla linguagem teatral que vai desde uma comédia de costumes à tragédia, passando pela aventura dramática e a contação de história”, completa.

Para Daniel Dantas, este trabalho traz características que o ator buscava em sua trajetória artística. “Tem sido pra mim uma experiência incrível. Fui percebendo que correspondia a muita coisa que eu queria fazer, como interpretar um grego e ter uma atuação em que eu fizesse basicamente o narrador e ao mesmo tempo indícios de personagens”. Nos dois cantos apresentados no palco do Guairinha estão presentes nomes como Agamemnon, Aquiles, Júpiter, Juno, Nestor, Ulisses, Vulcano, Eneias, Heitor, Apolo, entre outros personagens da mitologia grega.

O espetáculo é dirigido por Octavio Camargo, que em 1999 fundou a Cia Iliadahomero de Teatro, que tem como objetivo trazer aos palcos o texto original de “Ilíada” e de outras obras literárias de interesse universal. Das várias traduções existentes, a Cia Iliadahomero de Teatro utiliza a realizada por Odorico Mendes, feita diretamente do original grego, publicada em 1874. “É uma tradução experimental, um português que nunca foi falado pelos mortais, assim como os poemas de Homero, escritos numa fusão de pelo menos quatro dialetos, uma língua dos Deuses”, afirma o diretor.

A LUZ COMO DIFERENCIAL – A iluminação fica por conta de Beto Bruel, um dos maiores e mais premiados iluminadores cênicos do Brasil, que em sua consagrada trajetória, considera “Ilíada” um dos trabalhos mais desafiadores que já realizou “Nesse projeto com tantos personagens, eu vou iluminar cada um com sua própria iluminação, que é um grande desafio. Eu acho que o sonho de todo iluminador é que apareça um desafio desse”, relata Beto Bruel.

“Os personagens aparecem várias vezes. No caso de Juno eu coloquei uma contraluz azul. Sempre que ela aprecia, a plateia já identificava que era aquele personagem. Tem vários estudos com cores. No caso do personagem Ulisses, tinha uma luz recortada, outros tinham contraluz, luz de chão, sombra na parede”, explica. Desta forma, a plateia pode identificar o personagem em cena.  Vale lembrar que “Ilíada” tem um total de 24 cantos, com cerca de 100 personagens. Bruel criou a iluminação de cada um.

CHEGADA A CURITIBA – Em 2022, Daniel Dantas e Letícia Sabatella apresentaram os dois cantos da Ilíada na abertura do 32º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na cidade histórica de Antonina, no litoral paranaense. Desde então, resolveram levar a montagem para outras cidades do Brasil, que já passou por Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, São Luiz e Campos de Goytacazes, sempre recebida com muito sucesso pelo público.

As apresentações no Guairinha, nos dias 24,25 e 26 de novembro, marcam a chegada do espetáculo a Curitiba. “Vai ser incrível. aumenta um pouco essa responsabilidade, pois é a casa da Cia Ilíadahomero de Teatro, e ao mesmo tempo é um prazer”, destaca Daniel Dantas. Ambos os atores compartilham a expectativa de que a plateia deverá ser a mais representativa para a trajetória do espetáculo até então. “Em Curitiba esperamos nosso melhor público, o mais sintonizado com a proposta, sem dúvida! E olha que temos tido plateias super lotadas e entusiasmadas por onde passamos, graças aos Deuses!”, conclui Letícia Sabatella.

CURITIBA

Deixe um comentário