Velocross, maratona aquática, vôlei e teqball agitaram o fim de semana esportivo no Paraná

0 182

As disputas de diversas modalidades esportivas agitaram o fim de semana em todo o Paraná. Curitiba e Região Metropolitana receberam novas etapas dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) e doze cidades recepcionaram a primeira etapa da Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná.

Outros destaques foram o Desafio Solidário do Vôlei, realizado no sábado (25), que lotou o Complexo Esportivo Tarumã e arrecadou doações para o Rio Grande do Sul; e o Seminário Internacional do Desporto Escolar, com a participação de representantes de Cabo Verde, Argentina, Chile, Paraguai, República Dominicana, México, Peru, El Salvador, Estados Unidos, São Tomé e Príncipe, Austrália e Nigéria.

JANS 

Promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES) desde 2019, os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. Em 2023, somadas as etapas do Litoral, Corredor das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida.

Este foi o segundo fim de semana dos JANs em Curitiba e região e as atividades continuam até 2 de junho. Encerrada essa etapa, a próxima será a do Festival de Inverno, no Litoral do Paraná, entre os dias 13 e 21 de julho.

Um dos destaques dentro da programação foi a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Velocross, realizado pela Federação Paranaense de Motociclismo. A competição reuniu atletas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Foram dois dias de disputas nas categorias Mini Motos, 65cc, Vx Junior, Intermediária Nacional, Nacional 250 Pro, Vx1, Vx2, Vx3 Nacional, Vx3 Especial, Vx4 Nacional, Vx4 Especial, Vx45 Nacional, Vx45 Especial, Vxf Nacional, Vxf Especial, Nacional Street 200cc, Nacional Força Livre, Vx50, Intermediária Especial Vx1 e Intermediária Especial Vx2.

As próximas etapas do campeonato acontecerão em Contenda (16/06); Piên (30/06), Salto Del Guairá (11/08), Sengés (15/09) e Lapa (17/11).

Já a 18ª Maratona Aquática de Curitiba foi realizada na piscina olímpica do Clube Curitibano no domingo (26) e também teve o objetivo de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul – cada equipe inscrita entregou 200 kg de alimentos. A edição 2024 contou com mais de 900 atletas e paratletas, representando 38 equipes de academias, clubes e instituições educacionais de Curitiba e RMC. Participaram atletas a partir de 14 anos de idade.

Organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria da Educação de Curitiba e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio da Federação de Xadrez do Paraná e do Governo do Estado, o Desafio Xeque-Mate também fez parte da programa e contou com a participação de 1,5 mil enxadristas de todas as idades. Esta foi a primeira das cinco etapas até o fim oficial do torneio. As próximas acontecem dias 27 e 28 de julho; 21 de setembro; 23 e 24 de novembro; e a etapa dos campeões, dia 7 de dezembro

Após o grande sucesso do Campeonato Brasileiro, os Jogos de Aventura e Natureza também recepcionaram o Campeonato Paranaense de Teqball na Praça Oswaldo Cruz. A competição premiou os campeões estaduais nas categorias escolar, individual masculino e feminino, duplas masculinas, femininas e mistas.

Outros eventos dentro dos Jogos de Aventura e Natureza foram o Campeonato Paranaense de Taekwondo Escolar, com mais de 200 participantes no Complexo Esportivo do Tarumã; a 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, em Piraquara, nas categorias Discovery 25KM e Aventura 55KM; o Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia Escolar; e o Pedala Metropolitano.

ESPORTE JOGOS FDS
Com competições de diversas modalidades, Jogos de Aventura e Natureza agitam a programação da Capital. Foto: SEED


Confira programação da última parte dos JANs em  Curitiba e Região Metropolitana:

30/5 – BMX Freestyle – Chalé Centro Poliesportivo, Piraquara

30/5 – Corrida de Aventura – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

30/5 – Campeonato Paranaense de Flag Football – Parque Barigui, Curitiba

30/05 – Desafio JAN Obstáculos – Crozetta Park Cross, Campina Grande do Sul

30 e 31/5 – Campeonato Paranaense de Skate Park – Complexo Esportivo Tarumã, Curitiba

30/5 a 1/6 – Paraquedismo – Aeródromo Max Fontoura, Campo Largo

30/5 a  2/6 – Torneio Elas por Elas de Futevôlei – Praça Afonso Botelho, Curitiba

30/5 a 2/6  – Aberto de Beach Tennis (Torneio FPT1000) – Jardim Botânico, Curitiba

31/5 – Wheeling – Parque Linear Rio Timbu, Campina Grande do Sul

31/5 – BMX Freestyle – Praça da Juventude, São José dos Pinhais

31/5 – Festival de Flag Football Infantil – Parque Barigui, Curitiba

31/5 a 2/6 – Campeonato Paranaense Vôlei de Praia – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – BMX Freestyle – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Ciclismo Pista – Velódromo Curitiba, Curitiba

1/6 – Crossgames – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Encontro de Jipe – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Orientação Sprint Escolar – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Kart Rentall – Kartódromo, São José dos Pinhais

1 e 2/6 – Oficinas Esportivas – Punhobol – Vôlei De Praia – Beach Tennis – Taekwondo – Hapkido – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Luta de Braço – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Beach Soccer – Praça do Carmo, Curitiba

1 e 2/6 – Festival da Família – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6  – Patinação de Velocidade – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Punhobol Escolar – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Skate Street – Complexo Esportivo Tarumã, Curitiba

1 e 2/6 – Enduro Equestre – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

1 e 2/6 – Handebol de Areia – Praça da Juventude, São José dos Pinhais

1 e 2/6 – Taça Sul-Brasileira – Parque Peladeiro

2/6 – BMX Freestyle – Parque Linear Rio Timbu, Campina Grande do Sul

2/6 – Wheeling – Chalé Centro Poliesportivo, Piraquara

2/6 – Enduro Kart – Kartódromo, São José dos Pinhais. 

JOGOS DA JUVENTUDE 

A primeira etapa da Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná foi disputada de sexta-feira a domingo (24 a 26) com quatro modalidades coletivas: basquete, vôlei, handebol e futsal. Esta é a 36ª edição da competição, que reúne jovens de 14 a 17 anos, faz parte dos Jogos Oficiais do Governo do Estado e é realizada pela Secretaria do Esporte. Ela foi disputada em 12 municípios-sedes: Fazenda Rio Grande, Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal, Rolândia, Nova Esperança, Capanema, Clevelândia, São Mateus do Sul, Missal e Marumbi. 

A segunda etapa da Fase Regional será entre 6 e 9 de junho, concluindo as disputas iniciadas nos mesmos municípios. A fase seguinte é a macrorregional terá como sedes Prudentópolis, Cornélio Procópio, Goioerê e Marechal Cândido Rondon e será realizada de 15 a 18 de agosto. As finais serão entre os dias 17 e 20 de outubro, em Campo Mourão, no Centro-Oeste. 

AEN

Deixe um comentário