Vereador Cerbarro destaca saúde, esporte e juventude como principais bandeiras de seu trabalho

Estimated reading time: 5 minutos

O vereador de Toledo Jairo Luiz Cerbarro ocupa a vaga na Mesa Diretora como segundo vice-presidente. Ele assumiu a vaga na Câmara de Toledo por 30 dias no ano de 2022, na condição de suplente. No ano passado, foi eleito com 1.016 votos. Entre as principais causas defendidas pelo vereador, estão a saúde, o esporte e a juventude. Na última quarta-feira (30), o vereador participou do podcast ‘Algo A Mais’ do JORNAL DO OESTE, com a editora-chefe Bruna Manfroi.

O vereador Jairo Cerbarro comenta que os trabalhos no Poder Legislativo estão intensos desde o começo das atividades. “Nós tivemos algumas sessões com debates considerados acalorados nestes seis meses. É a primeira vez que estamos com mandato, eu realizei diversas indicações, algumas foram atendidas, outras não”.

Nos primeiros meses de trabalho, Cerbarro destaca que um dos temas abordados nas sessões por ele foi o Turismo Rural. “Com o meu colega Bruno Radunz implementamos dispositivos para uma Lei. O objetivo é proporcionar maios tranquilidade para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em tudo que envolva a temática. Desta maneira, o nosso desejo é melhorar e ampliar o Turismo Rural, em Toledo”.

Ele lembra que viajou até Bento Gonçalves (RS) para conhecer a experiência e as estratégias implementadas naquele município. “Entre os anos de 80 e 90 aconteceram investimentos no turismo rural e a cidade é considerada turística. Em Toledo, nós conseguimos mapear 30 pontos de turismo rural, desde vinícolas, cachaçarias, passeios com cavalo entre outros”.

Conforme Cerbarro, os produtores do Rio Grande do Sul participaram de capacitações. “Nós estamos apostando muito neste projeto, pois o turismo rural pode gerar, renda, emprego e o produtor pode viver no interior ou até mesmo retornar. São muitas atividades que podem ser exploradas no turismo rural”.

COMISSÃO – Jairo Cerbarro é um dos membros da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Vereadores de Toledo. Trata-se de um órgão colegiado responsável por analisar e emitir pareceres sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável do município, incluindo urbanismo, meio ambiente, infraestrutura e outros temas correlatos.

Ele pontua que os projetos de loteamentos tiveram início. “Cabe a nossa comissão verificar se a área está de acordo com a legislação. Verificaremos as áreas institucionais para aprovar e passar na frente os projetos”.

Cerbarro cita o exemplo da fiação solta nas ruas. “Pretendemos estabelecer um trabalho com os responsáveis pela instalação de internet; esse é o outro tema que passa pela Comissão. Até pensamos na possibilidade dos novos loteamentos não terem fiação área, e sim, embutida no solo. Porém, o custo é considerado maior e ainda existe o fator de furto e de roubo. Preciso lembra que uma mulher quase veio a óbito, porque o fio ‘pegou’ em seu pescoço. Nós estamos cobrando para que a lei seja cumprida”.

SAÚDE – Uma das bandeiras do vereador é a saúde. “Atuei no Hospital Bom Jesus e sei o que acontece na saúde de Toledo. A unidade hospitalar atende 18 municípios. Inclusive na reunião do Conselho Municipal de Saúde recebemos a informação que pessoas de Francisco Beltrão realizam procedimentos eletivos em Toledo. O Hospital Bom Jesus não vence a sua demanda”.

De acordo com Cerbarro, o Governo do Estado deve liberar – com urgência – aproximadamente R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital. “Além disso, a Itaipu destinará quantidade semelhante. Os projetos estão finalizados. Aguardamos o repasse do recurso e precisamos unir forças com os demais vereadores”.

Outra informação citada pelo vereador durante a entrevista é que o Conselho Municipal de Saúde aprovou construções de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Elas estão localizadas no Jardim Anapolis, Vila Becker, Bressam e Orquídea.

DEMANDAS – Na oportunidade, ele disse que a Câmara de Vereadores de Toledo aprovou o Plano Plurianual (PPA) antes do recesso. “Agora devemos receber o Projeto de Lei da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Enfim, são muitos recursos para Toledo. Neste momento, existe a preocupação com os projetos e 2026 é ano eleitoral. Até março, trabalharemos com recursos. Por isso, precisamos licitar as obras o mais breve possível, porque algumas emendas parlamentares demoram até dois anos para serem liberadas. Agradeço a oportunidade de participar do projeto e trazer as informações de forma clara. Muitas pessoas votam em nós e não conhecem o nosso trabalho. Aqui é uma oportunidade. A população pode esperar muito trabalho e dedicação de mim”, finaliza o vereador Jairo Cerbarro.

Outras informações podem ser conferidas na entrevista abaixo:

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.