Vereador de Toledo é o presidente da Federação Paranaense de Câmaras

Estimated reading time: 3 minutos

A Federação Paranaense de Câmaras (Fepac) nasce com o propósito de representar, integrar, apoiar e fortalecer as Câmaras Municipais, os vereadores e os ex-vereadores do estado do Paraná. O presidente da Federação é o vereador de Toledo Dudu Barbosa. Ele reafirma o seu compromisso em trabalhar por um legislativo municipal mais unido, forte e valorizado.

Segundo Dudu Barbosa, é preciso construir uma nova história. “Destaco a importância da iniciativa de vereadores defensores do associativismo, que propõem a criação de uma Federação Paranaense de Vereadores e Ex-Vereadores”.

Dudu Barbosa complementa que a proposta tem como objetivo fortalecer o municipalismo e ampliar a representatividade dos legislativos locais e criar um espaço permanente de diálogo e construção coletiva entre parlamentares de todas as regiões do Paraná. “A união de forças é fundamental para que possamos avançar nas pautas que impactam diretamente a vida da população nos municípios”.

Ele acrescenta que o estado do Paraná é composto em sua maioria por municípios pequenos ou de médio porte. “Muitas vezes, as câmaras possuem dificuldade técnicas, operacionais ou estruturais. Por sua vez, a Federação tem como finalidade colaborar para o cumprimento em sua plenitude e sua missão constitucional”.

De acordo com o vereador, diante deste quadro é recorrente a dependência da Câmara de Vereadores ao Poder Executivo. “Reconhecemos a relevância de entidades regionais que seguram o ‘rojão’ nas Câmaras. No Paraná, não temos uma entidade que represente verdadeiramente os vereadores e, principalmente, os ex-vereadores”.

Dudu Barbosa pondera que a Federação Paranaense de Câmaras pode representar o Poder Legislativo. “Precisamos equilibrar os três Poderes. Quando observamos o retrato do Executivo e do Judiciário, existe uma distância de equilíbrio dos três poderes. Além disso, o equilíbrio nos municípios está desproporcional”.

Conforme o presidente da Federação, a entidade soma, principalmente, aos municípios com deficiências técnicas e, muitas vezes, de estruturas para conhecer um Poder Legislativo atuante. “O tema de discussão é a atuação Legislativa. Nove entidades regionais que colaboraram na fundação da Federação. Enquanto presidente, eu sei dos desafios para instituir a fundação. Precisamos ter o equilíbrio em um futuro breve e próximo”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.