Vereadores aprovam alterações no projeto sobre banheiros família

Com vistas a aumentar inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, um projeto que tramita na Câmara de Foz trata de banheiros famílias que contemplem esse público. O projeto de lei 151/2021, de autoria dos vereadores Galhardo (Republicanos) e Valdir de Souza “Maninho” (PSC). Na sessão da semana passada entraram em discussão as emendas alterando esse projeto, que regulariza e aprova a implementação de banheiros famílias em ambientes como aeroportos, centers, hipermercados, entre outros lugares que estejam instalados para crianças com TEA independente de idade.

Com o projeto e as mudanças que serão incorporadas ao texto original, torna obrigatório a adição do símbolo do autismo nas entradas da área para que, independentemente das idades, seja possível o uso dos banheiros família para pessoas com transtorno do espectro autista.

O PL, de autoria do vereador Galhardo (Republicanos), recebeu as seguintes emendas: a emenda modificativa 46/2022. Ela garante que crianças de até 12 anos possam fazer o uso dos banheiros, acompanhados de seus responsáveis.

As propostas das novas emendas visam proporcionar a inclusão mais abrangente, desde crianças e adolescentes até aquelas pessoas que tiveram diagnósticos tardios e necessitam dos cuidados especiais e acompanhamento nos banheiros: “Esse é um projeto que primeiro é de sensibilidade e empatia. Tem aumentado os diagnósticos de pessoas com autismo em Foz do Iguaçu. As pessoas autistas de qualquer idade acompanhado pai ou da mãe vão poder frequentar esses espaço e terão o banheiro família destinado justamente para eles. É o início da atenção que essa Câmara pode dar para a gente abranger políticas públicas”, argumenta o vereador Galhardo (Republicanos).

A outra mudança, feita pela emenda 47/2022, trata da identificação dos sanitários, com informativo que contenha ilustração reconhecida como símbolo mundial do autismo.

FOZ DO IGUAÇU

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.