Vereadores aprovam PL’s que impactam a habitação e o uso de tecnologias
Estimated reading time: 5 minutos
Os vereadores de Toledo aprovaram em primeiro e segundo turnos dois projetos de lei considerados importantes para a comunidade local. São eles: o Projeto de Lei 206, que institui o Programa Desconecta: Mais Vida Fora da Tela, e o Projeto de Lei 224/2025, que destina áreas públicas à implementação de políticas habitacionais voltadas à construção de moradias populares. Os projetos foram votados em segundo turno na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (22).
O Projeto de Lei 206, de autoria do parlamentar Gabriel Baierle, visa promover a redução do tempo de exposição das crianças e jovens às telas e incentivar atividades fora do ambiente digital. A proposta busca equilibrar o uso de tecnologias com momentos de lazer e aprendizado presencial, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.
A Professora Marli, ao comentar a aprovação do projeto, fez um comparativo com as políticas educacionais anteriores. Ela destacou a importância da regulamentação do uso da tecnologia na educação.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Segundo a vereadora, as mudanças implementadas na gestão anterior foram fundamentais para garantir que o uso das tecnologias fosse pedagógico e integrado ao currículo escolar. Em 2022, a Casa de Leis aprovou o Projeto de Lei Aluno Conectado nas Escolas, que promoveu a instalação de equipamentos tecnológicos nas escolas, como laboratórios de informática, televisores de 72 polegadas, notebooks para professores e tablets para os alunos.
Ela explica que o município de Toledo introduziu aulas de computação e robótica no ensino fundamental, com o objetivo de formar uma ‘cultura digital’ nas crianças, “ensinando-as a usar as tecnologias de forma crítica e construtiva. A implementação dessas aulas está prevista no referencial curricular de 2024 e a proposta visa oferecer conteúdos que não sejam apenas para diversão, mas para aprendizado direcionado pelos professores”. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
HABITAÇÃO POPULAR – Já o Projeto de Lei 224/2025, do Executivo, trata da desafetação de imóvel pertencente ao patrimônio público municipal para a construção de moradias populares. O objetivo principal é suprir a lacuna habitacional na cidade e oferecer opções de moradia digna para a população que vive em condições precárias ou no aluguel.
O vereador Professor Oseias destacou que a medida busca atender a uma necessidade urgente de habitação e promover a dignidade para as famílias em Toledo. “O projeto também inclui a construção de residências em uma área institucional da cidade, com o foco em criar um espaço habitacional adequado e bem estruturado, com acesso a serviços essenciais, como saneamento básico”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Diversos vereadores comentaram sobre a importância do projeto para a cidade, como o vereador Roberto Souza, que fez questão de ressaltar o impacto positivo que a iniciativa terá na economia local, gerando emprego e movimentando o mercado imobiliário.
Ricardo Santos destaca que Toledo possui um dos maiores custos de construção por metro quadrado no Paraná e enfatiza a necessidade de políticas públicas para ajudar a população a sair do aluguel e conquistar sua casa própria.
Sergio Japonês aponta que, para que a construção de novas residências seja efetiva, é necessário planejar adequadamente o aumento da população, incluindo a expansão de serviços como Saúde e Educação, que devem acompanhar o crescimento habitacional.
O vereador Bruno Radunz sugeriu a construção de casas a preços mais acessíveis, destacando as dificuldades enfrentadas por muitos cidadãos para adquirir moradias, especialmente em bairros como o Egon Pudell, onde os valores de mercado são elevados.
O parlamentar Odir Zoia também fez críticas à proposta, sugerindo que o mínimo exigido para as residências deveria ser de 60 metros quadrados, para garantir maior dignidade às famílias que irão ocupar os novos imóveis.
Por fim, o vereador Professor Oseias comemorou a aprovação do projeto, ressaltou a importância de uma ‘área propícia para sonhos’ sendo transformada em realidade, ao possibilitar a construção de casas para a população mais carente da cidade.
O Projeto de Lei 224/2025 foi aprovado, mas os vereadores defenderam que deve ter um planejamento para garantir que as novas áreas habitacionais ofereçam qualidade de vida e acesso aos serviços necessários para o bem-estar da população.
Da Redação
TOLEDO