Viaja Mais 60 Paraná: Idosos atendidos pelos Certis participam de excursões
Estimated reading time: 3 minutos
Cerca de 120 idosos participaram, entre segunda e quarta-feira (17 a 19), de uma programação especial. Estão entre os contemplados pessoas atendidas pelas duas unidades do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) de Toledo e também as inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
As excursões – promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS), responsável pela licitação da atividade – incluíram visitas ao Rancho Mazzarollo, no distrito de Concórdia do Oeste. Este espaço está entre os pontos que integram o Território Turístico Riquezas do Oeste, iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) voltada à valorização do agronegócio e dos eventos culturais e gastronômicos que impulsionam a região.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
A semana começou com a participação de aproximadamente 40 idosos (a maioria atendida pelo Certi Doutor Wilson Carlos Kuhn, da Grande Pioneiro), que foram recebidos com café da manhã, visitaram a fazendinha, interagiram com os animais, almoçaram no local e fizeram uma trilha antes de retornar para o Certi no fim da tarde. A mesma experiência foi repetida na terça-feira (18) por outros 40 idosos (a maioria atendida pelo Certi Doutor Ernesto Dall’Oglio, do Jardim Coopagro). Na quarta-feira, um terceiro grupo, com 40 participantes (metade da unidade da Grande Pioneiro e metade da unidade do Coopagro) desfrutou das atrações do Rancho Mazzarollo.
As excursões fazem parte do programa “Viaja Mais 60 Paraná”, conduzido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e desenvolvido em parceria com a Setu. A proposta busca garantir o direito de acesso à cultura e ao lazer por meio do turismo social acessível, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento regional, fortalece cadeias produtivas e incentiva destinos turísticos comprometidos com práticas responsáveis, inclusivas e sustentáveis para a população idosa.
A diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano da SDHS, Cristina Becker, avalia que o trabalho desenvolvido resultou em uma atividade integrativa, segura e muito divertida. “Mais do que passeios, o Viaja 60 Mais Paraná proporciona experiências e fortalecimento de vínculos. Foram meses de preparação, diálogos e organização para garantir segurança, acessibilidade e acolhimento”, comenta. “Essa iniciativa traduz o compromisso de Toledo com políticas públicas em prol do envelhecimento saudável, vivido com dignidade, participação e oportunidade, pois queremos o bem-estar físico e emocional de todos os idosos do município”, salienta.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
No Sudoeste – Ao todo, 160 idosos serão contemplados pelo programa. Além dos 120 contemplados pelas atividades nesta semana, um grupo de 40 participantes viajará no início de dezembro, entre os dias 1º e 3, para o Maestro Thermas Park Hotel, em Francisco Beltrão, encerrando a etapa atual do Viaja Mais 60 Paraná em Toledo.