Virada Cultural acontece em Toledo neste fim de semana
Estimated reading time: 7 minutos
Com atrações nacionais e locais, a diversidade de estilos artísticos e musicais devem marcam a 14ª edição da Virada Cultural deste fim de semana. O evento, que teve início na sexta-feira (05), ocorre também neste sábado e domingo em três palcos no Lago Municipal de Toledo, enquanto a Viradinha Cultural acontece na Biblioteca Pública. Dentre as novidades deste ano, está um palco para apresentação de danças e de DJs, além e batalhas de rima no Teatro Municipal.
A proposta de diversidade aparece como eixo da curadoria. Segundo o secretário de Cultura, Gabriel Furlan, a ideia é abrir o palco para múltiplos ritmos e despertar novos interesses musicais no público.
“Temos uma variedade de estilos, passando por rock, por gospel, um pouquinho de reggae e surf music. Acredito que terá para todos os gostos. É realmente para ser essa salada de frutas. Meu objetivo nesse evento é que às vezes uma criança que mora numa casa onde só se ouve rock ou sertanejo, às vezes ela pode se interessar por música gospel ou por samba”, explica.
As bandas locais passam por um processo de triagem. Primeiro, pelo chamamento público, depois por uma avaliação técnica da equipe da Cultura. O esforço, segundo Furlan, é compensado pela entrega dos artistas. “Eu percebo que as bandas vêm de coração, porque querem estar participando, querem estar em Toledo, querem tocar num palco maior e num lugar aberto”, comenta.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
BANDAS NACIONAIS – O desafio maior, afirma Furlan, está na escolha das bandas nacionais. A equipe buscou nomes que dialogassem com o ambiente familiar. “Pensamos em uma banda que será para toda a família, algo que seja realmente para o povo aproveitar a música. Evitamos bandas que falem palavrão ou que tenham músicas de cunho sexual, mas ainda assim tentamos trazer uma liberdade artística para o evento”, diz o secretário.
A curadoria também aposta em experiências novas para o público. “Nossa ideia de curadoria para a Virada Cultural foi trazer coisas diferentes para que o povo possa experimentar. Para isso, nós temos o Pato Fu no sábado e o Sambô no domingo, as pessoas também podem curtir uma dança italiana no domingo. Então, é para todo mundo”.
Entre os destaques desta edição está o crescimento da Reshflame, banda da Casa da Cultura. “A Reshflame, abrirá o show do Pato Fu. Eles vieram esse ano, começaram tímidos no Tooledo Rock Festival e ganharam o Festival de Música da Unioeste. Agora, no primeiro ano de projeto, vão abrir um show nacional. Eles me enchem de orgulho”, celebra Furlan.
DJ – A noite de domingo segue vibrante com o palco C, instalado no Horto Municipal, onde três DJs se revezam a partir da meia-noite, sendo eles Copini, Massinhani e Doug. “O Pedro Copini é mais famoso fora do Brasil do que dentro, ele já tocou em Israel, em Ibiza”, destaca Furlan, que também salienta a qualidade dos demais artistas da noite.
BATALHA DE RIMA- A cultura hip hop também marca presença com a Batalha de Rima que une ritmo e reflexão. Seu palco fica no Teatro Municipal, no dia 7 de dezembro. “Na batalha do conhecimento, o pessoal traz temas entre os competidores, dos quais devem fazer as rimas num tema relacionado, como por exemplo, aquecimento global. É algo que a família pode acompanhar”, explica.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
VIRADINHA CULTURAL – Outra atração que ocorreu em paralelo na sexta-feira e que ocorre sábado de manhã, é a Viradinha Cultural, promovida para as crianças, na Biblioteca. Contação de histórias, peça de teatro, desenho, brincadeiras, karaokê, dança e sessão de cinema fizeram para da programação, bem como a noite do pijama. “As vezes é uma chance de despertar o interesse pela leitura, já que terão várias dinâmicas”, afirma Furlan.
FESTIVAL EMPREGA – Segundo a assessoria da Prefeitura, o Festival Emprega faz presente no evento. Esta é uma iniciativa com propósito de integrar cultura, tecnologia e empregabilidade em um único espaço, afim de gerar empregos. “O Festival Emprega busca criar um hub tecnológico de empregabilidade, que conecte trabalhadores, empresas, empreendedores e instituições de ensino, em um ambiente de troca de experiências, aprendizado e oportunidades concretas de trabalho e qualificação”, declara a assessoria.
CONFORTO – Devido à expectativa de público, é exigido que tenha um ponto fixo de atendimento à saúde. Além de ambulâncias e equipes de saúde distribuídas pelo local, o Aquário Municipal será transformado em um posto médico. “Estamos preparando para que haja conforto. A gente vai fazer diversas ilhas de banheiro. Nesse ano, ao fazer a licitação, nos preocupamos para que tivesse uma estação móvel para lavar as mãos, naquele estilo de banheiro químico. Para quem tem criança pequena, às vezes, tem que trocar uma fralda, também teremos esse conforto”, esclarece o secretário.
Com as cadeiras de praia a postos e um tererê para se refrescar, as pessoas podem prestigiar um evento amplo. “A cultura é muito abrangente, ela não se limita a um único gênero e a população toda tem um gosto diferente. Quando a gente tem essa diversificação, as pessoas se sentem ainda mais prestigiadas”, conclui Furlan.
CONVERSA OESTE – Esta entrevista foi concedida pelo secretário da cultura para o podcast Conversa Oeste, apresentado por Joana Magnabosco. No bate-papo, Gabriel Furlan conta mais detalhes da organização e do evento. O episódio está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=HdjnZgQDJxA
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da assessoria
Programação da Virada Cultural
Ao todo, são três palcos para apresentação. O Palco A e B ficam no Parque Ecológico Diva Paim Barth, enquanto o palco C localiza-se no Horto Municipal.
Sábado, 6 de dezembro
15h – Cuíca – Palco C
15h30 – TEU – Palco C
16h – Pé de Nozes – Palco A
16h às 18h30 – Batalha de Rima – Estacionamento do Teatro
17h – 3 por 4 – Palco B
18h – Anos Atrás – Palco A
19h – Banda Mooz – Palco B
20h – VaSilões – Palco A
21h – RESHFLAME – Palco B
22h – Pato Fu (Atração Nacional) – Palco A
00h – Copini – Palco C
01h – Massinhani – Palco C
02h – Doug – Palco C
Domingo, 7 de dezembro
15h às 15h30 – Ricordi D’Italia – Palco C
15h às 15h45 – Encantar – Palco C
15h45 – la vita è Bela – Palco C
16h – Clarete – Palco A
16h45 – Fábrica de Hip Hop – Palco C
17h – Madallena – Palco B
17h45 – 5ª Essência – Palco C
18h – Banda SerPrati – Palco A
18h45 – Tolebreaker’z – Palco C
19h – LULU – Palco B
20h – Sambô (Atração Nacional) – Palco A