Vizinhos do antigo Colégio Olivo Beal pagam serviços com recursos próprios

0 1.078

Em janeiro de 2019 iniciaram as obras de melhorias no antigo Colégio Estadual Olivo Beal, no Centro de Toledo. No mesmo ano, os serviços foram suspensos e, desde então, são os vizinhos que sofrem as consequências devido as condições do local. Na manhã de quarta-feira (29), o JORNAL DO OESTE esteve no Colégio para conferir os serviços de reparo na estrutura de proteção: o trabalho está sendo pago por um casal da vizinhança.

“Sempre que chove essa estrutura cai e nós – os vizinhos – ficamos desprotegidos. Ou seja, não tem nada que impede o acesso a antiga estrutura do Colégio, se tornando um alvo fácil para depredação e um ‘abrigo’ para usuários de drogas”, relata a vizinha, Danielle Comarella.

Segundo Danielle, é a terceira vez que ela e o marido arcam com recursos próprios os custeio dos serviços de reparo da estrutura de acesso. Ela relata que já buscou soluções junto aos poderes público. “O município pontua que o Colégio é do Governo Estadual, por isso, não tem essa competência. Já no Estado existe a delonga em solucionar o problema”, comenta.

Além dos problemas em relação a estrutura em torno da antiga estrutura, Danielle também cita a falta de limpeza contínua do local. “O mato está alto e com os restos de materiais de construção aumenta a quantia insetos, de animai peçonhentos, já encontramos escorpião e cobra. Notamos que a limpeza acontece a cada seis meses apenas”.

Um morador, que prefere não se identificar, também reclama da falta de limpeza e do aumento de mosquitos, em especial da dengue, na região. “Pior que daí vem o pessoal da prefeitura pedindo para a gente manter limpo o quintal de casa. Mas e do colégio, quem limpa”, questiona o morador.

Outra moradora das proximidades afirma que já foram feitas várias reclamações junto ao Núcleo de Educação e Prefeitura de Toledo, entretanto permanece o “jogo de empurra, sem ninguém saber de quem é a responsabilidade pela manutenção do espaço”. A moradora conta ainda que já observou pessoas usando drogas no local e até fazendo sexo.

HISTÓRICO DO COLÉGIO – Faz anos que o Núcleo Regional de Educação de Toledo negocia com o Governo do Estado uma nova sede. No final de 2018, após propostas desenvolvidas pelo Núcleo de Educação, de reparos do Colégio Estadual Olivo Beal e apresentados ao Governo do Estado, foi firmado o contrato para execução da obra. Contudo, os trabalhos não foram concluídos. Os motivos para a suspensão da obra envolvem desde a nomeação de um fiscal, aditivos e adequações no projeto.

A equipe do JORNAL DO OESTE entrou em contato com o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, José Carlos Guimarães, mas até o fechamento dessa edição não obteve nenhum retorno do gestor.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário