Volta às aulas: NRE de Toledo prepara recepção para 31 mil alunos
Estimated reading time: 4 minutos
Com a proximidade do início do ano letivo, as escolas e colégios intensificam os preparativos para o retorno das aulas. Manutenções na estrutura física, organização pedagógica, planejamento do calendário escolar e capacitação das equipes fazem parte das ações para receber os estudantes com segurança e qualidade. Essa etapa é fundamental para garantir um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado desde o primeiro dia de aula.
Dentro do âmbito do Núcleo Regional de Educação de Toledo, a expectativa é receber cerca de 31 mil alunos nas escolas em 2026. E os preparativos para receber os alunos estão a todo vapor. Os atendimentos nas escolas retornaram no dia 5 de janeiro. Desde então, além do atendimento realizado pelas equipes das secretarias escolares, a direção utiliza para fazer reparos pontuais e organização da estrutura, de forma geral.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
De acordo com o calendário escolar, o início das aulas está previsto para dia 5 de fevereiro. O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo José Carlos Guimarães comenta que os professores e agentes educacionais retornam às atividades a partir do dia 2 para os dias de Estudo e Planejamento, etapas importantes para o avanço da educação no estado.
“A Formação Continuada, que acontece nos dias de Estudo e o dia de Planejamento são de suma importância para a rede. É o momento de alinhamento às diretrizes que são propostas pela Secretaria de Estado da Educação. E o planejamento é o momento em que a escola, de acordo com o calendário escolar, organiza suas atividades, ao longo do ano”.
O chefe do Núcleo pontua que muitas ações estão acontecendo para que todo o processo esteja organizado para o início do ano letivo, como a divulgação da aprovação dos alunos nas Universidades pelo Aprova Paraná; distribuição de aulas, para que início das aulas aconteça com todos os professores em sala; distribuição dos Kits Escolares nos próximos dias – que esse ano vem com a novidade de atender também aos alunos das Apaes; e demais ações na área da infraestrutura, que já estão em andamento: Escola Mais Bonita; reformas; construção de unidades novas, entre outros.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
MATRÍCULAS – Na última segunda-feira (19), às 12h, encerrou o prazo para fazer a matrícula ou rematrícula no sistema. Pais ou responsáveis que não conseguiram vaga, a orientação do NRE é para se dirigir à escola e solicitar para serem incluídos no Cadastro de Espera de Vaga (CEVE).
Além do ensino regular, Guimarães pontua que o Núcleo Regional de Educação de Toledo realiza ações contínuas para fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando o acesso do público adulto à escolarização. Entre as iniciativas estão a divulgação da modalidade, o trabalho articulado com as escolas e o acolhimento e orientação aos interessados.
“A EJA oferece flexibilidade de horários e metodologias adequadas, garantindo condições para permanência e conclusão dos estudos, reafirmando o compromisso com a educação ao longo da vida”, enfatiza.
Ele complementa que em Toledo, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) há grande procura, principalmente por estrangeiros. Atualmente, são seis unidades que ofertam EJA dentro NRE de Toledo. São dois Ceebjas (Toledo e Palotina) e quatro colégios que também ofertam a EJA: CE Pres. Arthur da C e Silva, em Terra Roxa; CE Pres. Roosevelt, em Guaíra; CE Paulto Freire, em Marechal Cândido Rondon; CE Humberto de A Castelo Branco, em Santa Helena.
Da Redação
TOLEDO