Votação define novos diretores na rede estadual de ensino

Estimated reading time: 4 minutos

O processo de escolha de diretores das escolas estaduais para o ano letivo de 2026 “Consulta Diretores” acontece nesta terça-feira (2). A votação é realizada nas próprias escolas das 7h às 21h, exceto nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e suas Ações Pedagógicas Descentralizadas que terão início às 7h e término às 22h e; as Escolas das Ilhas e do Campo que realizarão a votação das 8h às 21h.

A assessoria de comunicação do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) explica que consulta à comunidade escolar é o processo por meio do qual pais ou responsáveis, estudantes (maiores de 18 anos) e funcionários participam da escolha da equipe diretiva das escolas estaduais. “A votação é organizada pela Comissão Eleitoral de cada instituição, seguindo normas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação”.

Para votar, basta comparecer ao colégio portando documento oficial com foto para registrar seu voto, de forma sigilosa e individual, escolhendo entre as chapas inscritas e homologadas. “Todo o procedimento ocorre de maneira transparente, com listas de votantes, identificação dos participantes e acompanhamento de representantes da escola e da comunidade”.

A assessoria complementa que após o encerramento da votação, é realizada a apuração dos votos no próprio estabelecimento de ensino. “O resultado é registrado em ata e encaminhado ao Núcleo Regional de Educação, que dá sequência ao processo administrativo para a confirmação e nomeação dos diretores eleitos. Esse modelo garante a participação democrática da comunidade escolar, fortalecendo o vínculo entre gestão e famílias e assegurando que a direção escolhida represente os interesses e as necessidades da escola”.

CREDENCIAMENTO DOS CANDIDATOS – Para participar do processo, os interessados passaram por uma formação em Gestão Escolar promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). Em seguida, realizaram a prova de credenciamento e, após serem habilitados, inscreveram-se oficialmente para concorrer. A definição dos novos diretores acontece a cada quatro anos, no segundo semestre do último ano do mandato vigente. Neste ano, são 1.452 candidatos habilitados a ocupar o cargo de diretor em 1.115 colégios da rede estadual de ensino.

Em todo o Núcleo Regional de Educação de Toledo 47 escolas participam do processo; somente em Toledo são 16 instituições. Não realizam a consulta 20 colégio integrais, 12 colégios cívico-militares, 2 colégios agrícolas, 3 parceiros e 4 instituições indígenas.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Aen

Escolas/Colégios de Toledo que passarão pelo Processo “Consulta Diretores”

1. CE Augustinho Donin

2. CE Ayrton Senna

3. EEC Boa Vista

4. EEC Bom Princípio

5. CE Castelo Branco

6. CE Dario Vellozo

7. EEC Dez de Maio

8. EEC Edwino Scherer

9. CE Esperança F Covatti

10. CE F Galdino de Lima

11. EE João Cândido Ferreira

12. EEC Nova Concórdia

13. EEC Novo Sobradinho

14. EEC Ouro Preto

15. EEC São Luiz do Oeste

16. EEC Vila Ipiranga

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.