Coluna do Editor 03/12/2020

1

Visita

Foto: Janaí Vieira

O vereador Marcos Zanetti (PSD) esteve no JO nesta quarta-feira (2). Conversamos sobre seu futuro político e, claro, o resultado das eleições. Apesar de não ter sido eleito vice ao lado do prefeito Lucio de Marchi (PP), Zanetti disse estar orgulhoso do trabalho realizado e, apesar do revés, muito satisfeito com o resultado das urnas pela expressiva votação.

Em Toledo

Zanetti comentou ainda que o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri, estará em Toledo nesta quinta-feira (3) para uma prestação de contas ao lado dos dirigentes do PSD local. Será na Câmara Municipal a partir das 15 horas.

Grandes projetos

No encontro deverá ser assinado o ofício de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Toledo para a implantação do Programa Viver Mais, uma espécie de condomínio voltado para a terceira idade – na região do Jardim Coopagro. Também será comentado sobre o projeto de duplicação da Avenida Egydio Munaretto e a Delegacia Cidadã, entre outros grandes projetos que tiveram participação direta do PSD local.

Reunião

Por falar no PSD, seus principais dirigentes se reuniram ontem. O objetivo, além de organizar a visita do deputado Hussein, era começar a pensar o futuro da legenda.

Diplomação

A juíza eleitoral Luciana Lopes do Amaral Beal reservou o Teatro Municipal de Toledo para o próximo dia 18, quando haverá a diplomação do prefeito eleito Beto Lunitti, do vice Ademar Dorfschmidt e dos 19 vereadores. Cerimônia marcada para as 10 horas.

Posição

Escrevi aqui ontem sobre o PP mais uma vez ter a maior bancada dentro da Câmara Municipal de Toledo. Cinco no total. A pergunta agora é qual será o comportamento dos vereadores do PP dentro da Câmara, até porque nenhum dos eleitos têm perfil para fazer oposição ao futuro prefeito.

Passado

Nunca é demais lembrar que dois deles inclusive ocuparam cargos de confiança na época do primeiro mandato de Beto Lunitti: Ozéas Soares e Jozimar Polasso.

Reunião

Logo após a eleição houve até uma reunião com o presidente do Diretório local, Leandro Neselo, justamente para ajustar qual seria a postura do partido que, segundo informações, fará uma “oposição inteligente”.

Oportunidade

Outro ponto discutido seria a oportunidade aos suplentes assumirem em pelo menos um período uma vaga na Câmara, algo que aconteceu justamente entre 2013 e 2016. Antes e depois não mais. Resta saber se os acordos serão ou não cumpridos.

Amop

Reunidos em Cascavel, na 9ª Assembleia Geral Ordinária da Amop, prefeitos associados à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, juntamente com diretores de Regionais de Saúde, representantes do Cosems, diretores de consórcios intermunicipais de Saúde, Consamu, presidentes da Caciopar, Acic, OAB-Cascavel e outras instituições, receberam de representantes da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) um panorama geral da situação da Covid 19 na Macrorregião Oeste/Sudoeste, bem como debateram profundamente o tema sob a ótica de preservar vidas e salvaguardar empregos.

Unanimidade

Por unanimidade os representantes decidiram que os municípios, juntamente com as Associações Empresariais e os setores produtivos locais, deliberam contra a aplicação do fechamento do comércio. Também ficou decidido que os municípios deliberem com seus respectivos comitês de emergência, dentro da realidade e autonomia locais, planos de contingenciamento adequados às suas demandas, inclusive com medidas de fiscalização, de fortalecimento de medidas de conscientização, fiscalização e, quando necessário, aplicação de multas, para os infratores que desrespeitarem os cuidados ou promoverem aglomerações.

Plano de ação

Também foi deliberado ser requerido junto aos governos estadual, federal e Itaipu Binacional, um plano de ação para as outras demandas emergenciais na área de saúde, envolvendo cirurgias eletivas e procedimentos afins, para garantir o atendimento da salvaguarda de vidas de pessoas que estão com seus nomes em filas de espera, porém represados, por conta de medidas adotadas no período da pandemia.