Coluna do Editor 18/12/2020

0

Posse em Palotina

Às 9 horas do primeiro dia do ano de 2021 a Câmara de Vereadores de Palotina realizará sessão solene de posse dos novos vereadores eleitos no dia 15 de novembro. A sessão, que acontecerá no Teatro Municipal Ludovico Riedi, será conduzida pelo vereador mais idoso dentre os eleitos, conforme prevê o Regimento Interno do Legislativo. Por causa da pandemia haverá controle do acesso ao público ao Teatro. A Câmara vai transmitir a sessão ao vivo na página no Facebook.

Posse e eleição

Serão empossados o prefeito e o vice-prefeito eleitos, Luiz Ernesto de Giacometti e Felipe Zago, que prestarão o compromisso com os respectivos cargos. Na mesma sessão ocorrerá a eleição da Mesa Diretiva composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.

Vereadores

Serão empossados os seguintes vereadores: Rodrigo Ribeiro (MDB); Márcia Berno (PL); Rosangelo Maltauro (PSD); Thiago Mostachio (PSDB); Sergey Sendtko (PSD); Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB); Joarez Negrona (PL) e Gilmar Hinkel (MDB).

Prêmio

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) recebeu pelo segundo ano seguido o prêmio de Excelência Parlamentar, promovido pelo Ranking dos Políticos. A homenagem é dada aos melhores parlamentares do país, entre deputados federais e senadores. Martins foi o primeiro colocado entre os deputados do Paraná.

Notas

O “Ranking dos Políticos” (www.politicos.org.br) faz uma classificação com base em notas dadas a todos os 513 deputados federais e os 81 senadores. A pontuação se baseia em critérios como presença nas sessões, economia da cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso. Os responsáveis pelo portal afirmam que não são ligados a nenhum movimento, grupo ou partido.

Senado

Ainda do Paraná, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos) ficou em terceiro lugar no ranking geral, com 9,79 pontos. O deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) foi o primeiro com 9,83 e Adriana Ventura (Novo-SP) a segunda colocada com 9,81.

Novo

Aliás, o Novo se destacou: dos dez primeiros colocados no “Ranking dos Políticos”, oito são do partido. Além de Oriovisto Guimarães, apenas o deputado federal Kim Kataguri (DEM-SP) – em décimo – não pertencem ao Novo.

Sem bolo

Este ano o aniversário de Toledo não teve bolo, não teve shows e não houve as mesmas atrações que tradicionalmente a cidade fazia uso para comemorar essa passagem de ano. A pandemia e os cuidados para evitar a Covid-19 levaram Toledo a mudar as estratégias.

Orgulho

Apesar do momento difícil, o prefeito Lucio de Marchi disse ter muito orgulho da cidade. “Vivemos num dos melhores municípios do Brasil e temos que valorizar isso. Alguns serviços públicos só existem em Toledo e algumas capitais. Em 68 anos só temos motivos para nos orgulhar do potencial desta terra e das pessoas que nela habitam. Esse momento inspira cuidado e mais uma vez estamos fazendo a nossa parte e cuidando das pessoas”, disse Lucio de Marchi.

Manutenção

Sobre a declaração de uma leitora essa semana em relação às luzes da decoração natalina no Parque Ecológico Diva Paim Barth estarem desligadas na segunda-feira, dia do aniversário de Toledo, o vereador Marcos Zanetti (PSD) enviou mensagem explicando que há uma empresa responsável pela manutenção contratada, entretanto, como é de outro município está havendo essa demora.

Local

Esse é um dos problemas nas licitações de Toledo: a prestação de serviço. Enquanto em outros municípios pequenos serviços são priorizados para empresas locais, em Toledo parece haver quem saiba mais que a própria legislação, travando processos e dificultando a vida de quem aqui trabalha e investe.

Reclamação geral

Essa dificuldade das empresas locais menores em participarem das licitações em Toledo tem sido motivo de reclamação geral, entretanto, dentro do setor responsável a mentalidade continua rigorosamente a mesma. E segue o baile…