Coluna do Editor 27/01/2021

1

Novo programa

Uma das candidatas à Prefeitura de Toledo na eleição passada, Simone Sponholz, vai militar em outra praia a partir de segunda-feira (1º de fevereiro). Ela estreia um programa na Rádio União (AM 900), das 13 às 13h30, de segunda a sexta-feira. A informação foi confirmada pelo proprietário da emissora, Mano Preisner, que está animado com a nova contratação.

Convivência

Será, no mínimo, interessante acompanhar a convivência entre Simone e os demais comunicadores da União, em especial Batista Franco, haja vista ele também ter sido candidato, mas a vereador, no grupo de apoio ao ex-prefeito Lucio de Marchi. Ah, sem contar que Nésio Luís esteve empenhado na eleição de Beto Lunitti. Mais democracia que isso impossível.

Campanha

Essa nova empreitada da ex-candidata mostra que ela segue em campanha e o objetivo, claro, é manter seu nome na mídia que ela tanto criticou durante o processo eleitoral.

Nada!

Aliás, sobre isso, nada contra a pessoa ou sua contratação, mas é triste observar o quanto o setor de comunicação em Toledo segue refém de um sistema brutal, com cada vez menos profissionais do setor de comunicação ocupando espaços. No jornalismo então…jornalista formado mesmo dá para contar nos dedos de apenas uma mão quais as empresas que os contratam para seus noticiários ou programas jornalísticos.

Diploma

Acontece que, após a decisão lamentável do Supremo Tribunal Federal de não exigir a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, o que já era ruim ficou ainda pior, especialmente no interior.

Reserva de mercado

Bom mesmo é fazer igual a alguns promotores que garantiram uma espécie de ‘reserva de mercado’ na Câmara de Toledo ao exigir que as vagas de estágio sejam de estudantes de Direito.

Mecanismo

O engraçado nessa história é saber que ela, Simone, acusou meio mundo da imprensa – inclusive eu – a fazerem parte do Mecanismo, o termo que virou moda após a série da Netflix que abordou a Operação Lava-Jato. E segue o baile!

Nova Santa Rosa

Será realizada a partir das 14 horas desta quinta-feira (28) na Câmara de Vereadores de Nova Santa Rosa uma audiência pública do Plano Diretor do município. Na ocasião, serão tratados de vários temas, entre eles o perímetro urbano e demais alterações do plano diretor. Todos os interessados estão convidados a participar, seguindo as medidas de segurança contra a Covid-19: uso de máscara, distanciamento e higienização com álcool gel.

Amop

Prefeitos e prefeitas se encontraram na semana passada na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel. Todos os 54 municípios associados se fizeram representados, a maior parte por prefeitos e prefeitas. A condução dos trabalhos esteve a cargo de Rineu Menoncin (Texeirinha), ex-prefeito de Matelândia e presidente da entidade até o dia 29 de janeiro, data em que ocorrerá a eleição para a nova diretoria da Amop, conjuntamente com o prefeito anfitrião, Leonaldo Paranhos, candidatíssimo ao cargo.

Aulas

A volta às aulas após o período de um ano diante da pandemia do novo coronavírus foi um dos temas do encontro e, claro, um dos mais polêmicos. O assunto vem sendo tratado tecnicamente pelo Departamento de Educação da Amop e a previsão é que as aulas da rede pública sejam retomadas entre os dias 8 e 18 de fevereiro. O assunto foi tratado pela secretária municipal de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, e pela coordenadora do Departamento Pedagógico, Emma Gnoatto.

Pedágio

Sobre o tema pedágio, o secretário estadual de Administração e Previdência, deputado estadual Marcel Micheletto, que representou o governador Ratinho Junior na reunião, explanou sobre o andamento das negociações com as concessionárias, os modelos em discussão a partir da nova licitação de concessão de rodovias, implantação de novas praças de pedágio e outros temas correlatos.