Coluna do Editor 12/04/2021

2

Visita

Edésio Heickert e Danilo Gass, dois dos organizadores da Campanha Contra a Covid, visitaram o Jornal do Oeste, onde foram recebidos por mim e pelo diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi. Falaram sobre o sucesso da campanha e dos bons números apresentados até agora. Fizeram questão de agradecer a todos os voluntários envolvidos na campanha que segue no Ginásio da Unipar e conta com o apoio da própria universidade, da Associação Médica de Toledo e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Fila

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) encaminhou 18 notificações a municípios pedindo explicações sobre a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em um prefeito, três ex-prefeitos e dezenas de vereadores do interior do Paraná. Segundo o TCE, eles aparentemente não se enquadram em nenhum dos grupos prioritários para imunização, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Irregularidades

Segundo apurado pelo Tribunal, diversos vereadores foram indevidamente vacinados na condição de “motorista de ambulância”, apesar de as informações presentes nos sistemas das prefeituras não demonstraram o exercício da atividade pelos parlamentares. Também foram registrados casos de agentes políticos vacinados apenas com a justificativa “outros”, sem a apresentação de quaisquer informações adicionais.

Quatro anos

Neste sábado completa quatro anos da reabertura do Mini-hospital, hoje um verdadeiro complexo de saúde na região da Grande Pioneiro e um dos melhores espaços públicos municipais de todo o Paraná. Lá foram reabertos 40 leitos hospitalares de baixa complexidade, construída uma mderna Central de Especialidades médicas – a maior da região – um Centro de Fisioterapia e Reabilitação, remodelada a Farmácia Popular, erguido um heliponto e a base do SAMU, ou seja, uma estrutura invejável.

E se?

A pergunta é: e se não tivesse sido reaberto o Mini na gestão do ex-prefeito Lucio de Marchi? A resposta é muito simples: com a pandemia a pressão sobre o sistema público de saúde seria ainda pior.

Sukiyaki

No próximo dia 17 haverá um drive thru de sukiyaki promovido pela Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato) e Coral Encanto de Viver. A ação vai acontecer na Rua São João, 6.704 – Centro – com entrega a partir das 19h30. O custo do cartão é de R$ 35,00. Mais informações através dos telefones: (45) 3227-3664 ou com Helena no (45) 99932-8317 e ainda com Lia no (45) 99800-4710.

Maior nota

A unidade de Toledo da BRF foi homologada pela rede de restaurantes RBI (Burger King e Popeyes) com a maior nota em indicador de qualidade da empresa, que contempla auditoria, reclamações dos clientes e monitoramento de produtos.

Especificações

Desde 2016, a BRF fornece nuggets de frango para a RBI e, para manter a qualidade das entregas diárias, possui um rigoroso controle do processo de produção. Para que o resultado esteja de acordo com as especificações, o peso, a largura e a espessura de cada nugget, por exemplo, são monitorados. A análise assegura que sabor e crocância se mantenham sempre iguais, em todos os nuggets.

Objetivos

“A BRF preza pela qualidade em todas as etapas de elaboração de seus produtos e o reconhecimento da RBI demonstra nosso comprometimento e dedicação, de forma alinhada aos objetivos da Companhia, referentes à segurança, qualidade e integridade”, afirma Giovani Lazzarin, gerente da unidade.

Saúde

Ainda é grave o quadro de saúde do deputado federal José Carlos Schiavinato. Segundo novo boletim divulgado pela família esta semana, o deputado passou por nova cirurgia e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio Libanês em Brasília. Além disso, uma inflamação nos pulmões vem causando preocupação no corpo clínico do hospital.

Dia do Jornalista

Agradeço à Prati-Donaduzzi pelo kit em homenagem ao Dia do Jornalista.