Coluna do Editor 20/05/2021

5

Estacionamento

CRÉDITO: Leitor

O motorista desta linda Nissan Frontier (AYZ 2***), na terça-feira decidiu permanecer uns 15 minutos pelo menos estacionado sobre a pista de caminhada em torno do Parque Ecológico Diva Paim Barth sem que ninguém o incomodasse. Se foi uma emergência, OK. Se não foi, por onde andava a Guarda Municipal?

Protocolo

O presidente da União Toledana das Associações de Moradores (Utam), Gilberto Turetta, repassou cópia do Ofício nº 13/2021, datado de 14 de maio e protocolado na Câmara Municipal de Toledo sobre o nº 939/21, às 14h36 da última sexta-feira, no fim da semana quando ele, Turetta, foi duramente criticado pelos vereadores Chumbinho Silva (PP) e Genivaldo Paes (PL). No texto, o presidente da Utam informa ao Legislativo sobre as eleições marcadas nas comunidades de Vista Alegre na última segunda-feira (17) e em Dez de Maio nesta quinta-feira (20), ambas a partir das 19 horas.

Presenças

Resta saber se agora os vereadores que reclamaram não terem sido convidados para as reuniões da Utam irão ou não comparecer. Turetta dessa vez – é preciso reconhecer – cumpriu seu papel. Agora é a vez dos vereadores!

Visita

Esta semana recebi a visita do ex-prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, que segue trabalhando firme em seu objetivo como pré-candidato a deputado estadual. Anderson tem se reunido com várias lideranças nas cidades da região a fim de estabelecer uma base sólida com viabilidade de eleição.

Pedágio

Após encontro com o governador Ratinho Júnior (PSD), na segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que deve aceitar a proposta do Paraná de que as novas concessões do pedágio no Estado sejam feitas por menor tarifa, sem cobrança de outorga. Até agora, o Ministério da Infraestrutura defendia a concessão por modelo híbrido, com leilão por menor tarifa, mas com limite de desconto de 17%. Em caso de empate, venceria quem pagasse o maior valor.

Não!

Ratinho se reuniu, em Brasília, com Bolsonaro e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para reafirmar que o Paraná não aceita a proposta de modelo híbrido para os novos pedágios, com cobrança de outorga, defendendo leilão por menor tarifa. Bolsonaro teria prometido pedir a Freitas que fizesse alterações na proposta do ministério para atender o Paraná.

SerToledo

Mais um – triste – capítulo cancelou a eleição marcada para esta semana a fim de escolher a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo).

No comando

João Carlos Padilha e Zelário Bremm, que até pouco tempo eram os responsáveis pela Comissão Eleitoral, ingressaram com uma Ação Anulatória alegando que a atual secretária candidata à reeleição, Marlene da Silva, “se manteve no comando do sindicato até que nova data da eleição para nova chapa fosse votada em razão da prorrogação do prazo devido ao Covid, vem praticando atos contra Estatuto Social do Sindicato dos Servidores Públicos de

Toledo e a Instrução Reguladora do Processo Eleitoral, objetivando favorecer a sua reeleição”.

Ilegalidades

João e Zelário ressaltam que dentre os atos ilegais e unilaterais praticados por Marlene foi convocar uma assembleia para destituir os dois da Comissão Eleitoral. Segundo ambos, “houve desrespeito às regras eleitorais, que precisam da presença de 20% dos associados, sem fundamentar se eles praticaram algum ato de suspeição ou de impedimento, e, ao final, a mesma pessoa que denuncia a suposta nulidade é aquela que se beneficia dela, em total afronta ao art. 27 da Instrução Reguladora do Processo Eleitoral”, traz um trecho do documento protocolado na Justiça.

Silêncio

O que mais estranha – e ao mesmo tempo preocupa – é o silêncio sepulcral dos servidores que, no final das contas, são quem elegem a diretoria. Conivência, medo, descaso?