Coluna do Editor 19/06/2020

0 1

Academias

Vai aqui uma sugestão ao prefeito Lucio de Marchi para tentar resolver de vez este impasse em relação às academias de ginástica: estabelecer um novo protocolo, mais adequado às necessidades de prevenção quanto ao novo coronavírus (Covid-19), como por exemplo, distância maior entre os aparelhos, mais pontos de higienização e redução no horário de atendimento.

 

Período

Para mim as academias poderiam funcionar das 10 às 17 horas. Não seria o ideal, mas sim uma demonstração de boa vontade do prefeito.

 

Fiscalização

E já que os professores de Educação Física do município estão sem trabalhar, gerando banco de horas negativo, por que não colocar esses profissionais para fiscalizarem as academias neste horário determinado. Não geraria hora extra e ninguém melhor do que os profissionais do setor para cuidarem deste assunto.

 

Opinião

Quem sabe o secretário de Esportes e Lazer André Alcará não poderia opinar a respeito do assunto, pois até hoje ele não deu as caras. Nem para defender o prefeito.

 

Frase

“Arrependido e envergonhado por ter ajudado um covarde e ingrato a ser prefeito, pergunto: Como aceitar que o município esteja gastando quase dois milhões de reais, para embelezar o lago municipal, enquanto nosso povo sofre e precisa da mão do poder público para sobreviver à pandemia??? Eu também acreditei e fui enganado por esse grupo que pensa apenas no poder”. A frase é do – ainda – vice-prefeito de Toledo Tita Furlan, publicada em sua conta numa rede social.

 

Obras

O que faltou a Tita esclarecer é que ele, enquanto agente público – e vice – deve ter pleno conhecimento de que algumas verbas são para uso específico, as chamadas verbas carimbadas e este dinheiro viria do Governo do Estado, mas acabou sendo cancelado e, como os processos licitatórios já estavam concluídos, está sendo usado recurso do próprio município. Além disso, se ele participasse um pouco mais de ações, quem sabe algumas coisas não poderiam estar acontecendo de forma diferente ou ao menos ele poderia dar uma informação mais completa aos seus seguidores.

 

Investimento

No mínimo é leviana a acusação de Tita em relação ao sofrimento na área da saúde, até porque até agora todas as medidas possíveis para enfrentar essa pandemia estão sendo tomadas. Como se não bastasse, na prestação de contas feita recentemente na Câmara Municipal, referente ao primeiro quadrimestre de 2020, o município fez mais investimentos em Saúde. De janeiro a abril de 2019 foram aplicados 25,87% e no mesmo período deste ano foram aplicados 28,04%.

 

Sem festa

Outra medida já tomada pela administração Lucio de Marchi foi cancelar as festividades do fim de ano e destinar o dinheiro que seria usado para a Garantioeste, justamente para auxiliar os micro e pequenos empresários – incluindo os microempreendedores individuais – a superar o momento delicado no qual se encontram por causa do coronavírus.

 

Salário

Também faltou ao vice explicar que ele segue recebendo seu salário religiosamente em dia, mesmo sem aparecer há muito tempo na prefeitura para trabalhar. Acredito que ele esteja em home office, alimentando sua rede de contatos no Facebook. Conforme mostra a relação de salários detalhado dos servidores públicos de Toledo, João Batista Coelho de Souza Furlan recebeu R$ 9.452,48, já incluindo os descontos previstos em lei.

 

Mágoa

Até certo ponto é compreensível a mágoa de Tita Furlan, que não assumiu o comando do Executivo um dia sequer. Nisso lhe dou total razão.

 

Auxílio

E, sendo Tita uma pessoa tão preparada, quem sabe ao invés de ficar alimentando a discórdia ou tecendo críticas infundadas, não seria melhor ele sugerir ações então melhores dos que aí estão. Ele como vice-prefeito poderia, por exemplo, participar das reuniões do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para sugerir alguma coisa. Mas para isso é preciso aparecer…

 

Bicho pegou

Para quem ainda não compreendeu a gravidade da situação em relação ao novo coronavírus em Toledo, aí vai uma informação bastante preocupante: pelo menos sete pacientes de Toledo – sendo um deles em estado grave e com necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – precisaram ser encaminhados à Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand.

 

Tem mais

Além destes, há pelos menos mais 14 pessoas internadas no Mini-hospital, todos por causa da Covid-19. Precisa desenhar?

Deixe um comentário