Academia Medalhística Cívico Militar do Brasil homenageia toledanos

Estimated reading time: 7 minutos
A população de Toledo e região se reuniu para um momento que transcende o simples ato de premiar. A cerimônia é um tributo aos valores mais nobres de sociedade, como coragem, honra, dedicação e, sobretudo, o compromisso com a pátria. Cada medalha entregue é um símbolo de distinção e, principalmente, um reflexo de ações que reverberam em benefício do bem-estar coletivo, da fraternidade e da justiça.
A Academia Medalhística Cívico Militar do Brasil, com seu compromisso de reconhecer os heróis silenciosos, aqueles que se entregam com afinco à construção de um Brasil mais justo e solidário, honrou aqueles que transformam o cotidiano e tornam nação mais forte, mais unida e mais digna.
A solenidade anual de Condecorações para a sociedade civil e militares ocorreu no dia 23 de agosto, no Teatro de Toledo. Um dia para celebrar os valores que sustentam a sociedade e a pátria, reconhecendo o esforço e a dedicação daqueles que, com coragem e humanidade, contribuem para o bem comum.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
HISTÓRICO – A organização foi fundada em julho de 2010, com base nos mais elevados princípios de civismo e ética. Idealizada pelo Cavalheiro Relson Arian Fontoura Ribeiro, Doutor Honoris Causa Internacional pela “Leaders of the Universal Knowledge” de Londres, esta instituição patriótica, cultural e de utilidade pública visa, através do seu Departamento de Medalhística e da Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil, honrar aqueles cidadãos que se destacam pela sua inestimável contribuição à nação.
Neste ano 2025, em concomitância com Poder Público Municipal, secretária de Cultura através da representatividade da Presidente de Medalhística Lore Stendorff Malheiros, a Academia realizou a imposição de condecorações a personalidades que destacaram-se em seus atos por serviços meritórios.
O presidente Geral da Organização De. Relson Arian Fontoura Ribeiro fez a abertura da sessão extraordinária, edição 2025. “Agradeço a cidade de Toledo que nos acolhe e quero fazer os nossos agradecimentos em nome da Academia e a Deus. Que sem Ele nada somos e nada podemos fazer”.
DIFERENÇA – Cada um dos homenageados é um exemplo de que a verdadeira grandeza não reside na posição que se ocupa, mas na diferença que faz no mundo.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Um dos homenageados é o diretor geral do JORNAL DO OESTE Armando Staudt Manfroi. Natural de Mato Castelhano (RS), ele possui graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1983) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e MBA em Gestão Empresarial (Unipar). Atuou como docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e, atualmente, é também membro da Diretoria da Associação dos Jornais Diários do Paraná (ADI-PR). No dia a dia, Manfroi valoriza a sua família e amigos e gosta de compartilhar momentos especiais com eles. Um apaixonado por motocicleta, gosta de sentir a brisa leve em seu rosto e ele recebe a Medalha de Gratidão com imensa humildade e gratidão. “Este reconhecimento não é apenas meu, mas de todos que caminham comigo, que acreditam, apoiam e dedicam seu tempo para construir uma sociedade mais justa e solidária”.
Armando Manfroi complementa que ao conduzir ações com propósito, a união de esforços de cada pessoa tem sido a força motriz. “Agradeço aos colegas, à minha família e à comunidade que me inspiram diariamente a servir com integridade, empatia e perseverança. Esta homenagem é um chamado a continuar feito honrar cada gesto de cuidado, cada iniciativa que beneficia quem mais necessita e cada momento de parceria que transforma vidas”.
Na oportunidade, ele ainda agradece aos organizadores e à instituição responsável por esta homenagem. “Pela confiança e pela oportunidade de ser voz de pessoas que lutam por direitos, dignidade e oportunidades iguais. Prometo manter o compromisso com o legado de responsabilidade social, transparência e serviço ao próximo. Que esta Medalha de Gratidão seja um lembrete de que o verdadeiro reconhecimento surge quando a sociedade, unida, avança para um futuro mais humano. Que possamos seguir inspirando ações que gerem impacto positivo e fortaleçam nossa convivência democrática”.
Quem também foi homenageado é o prefeito de Toledo Mario Costenaro. Ele recebeu a comenda do Mérito Diplomático. “Foram homenageadas pessoas e lideranças que constroem e deixam marcas para a sociedade. O município de Toledo se sente honrado em receber pelo terceiro ano consecutivo esse evento. Uma homenagem para pessoas de diversos lugares do Brasil”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Gratidão
O jornalista, apresentador e colunista do JORNAL DO OESTE Mauro Picini participa da solenidade da Academia Medalhística Cívico Militar do Brasil há seis anos. Ele já recebeu a Medalha de Comunicação por serviços prestados e outras quatro medalhas. “É importante agradecer as pessoas no auxílio diário. Assim, surge a Medalha de Gratidão”.
Mauro Picini pode homenagear seis pessoas. “A primeira foi minha mãe, a Laura Borges dos Reis, que me ajudou na minha educação. Segundo Lurdes Vanzela, que eu trabalhei com ela durante dez anos na Luluca Importados, que me ensinou muito sobre a vida e me apresentou a sociedade. E a terceira pessoa era o Sérgio Luiz, falecido, mas que me abriu as portas do jornal, me ensinou o que era comunicação e esteve representado pela Glade. O quarto, Armando Manfroi, o Jornal em que trabalho há 16 anos. Na sequência, Leonardo Petrelli da RIC e, por último, a Lore Malheiros. Foi ela que me levou a Associação e me apresentou todo esse trabalho de homenagem as pessoas civis ou militares”.
Conheça alguns dos homenageados
Medalha Mérito de Justiça
Promotor de Justiça Giovani Ferri
Medalha Museu
Jornalista Mauro Picini
Medalha Mérito por Ato de Bravura
Michel Ricardo Janning
Medalha Mérito Estudantil
Secretária de Educação Janice Salvador
Comenda do Mérito Diplomático
Prefeito de Toledo Mario Costenaro
Comenda Mérito de Serviços Meritório Grau Grande Oficial
Ir Luiza Menin – Ação Social São Vicente de Paula
Medalha Mérito da Saúde
Dr. Nilson Fabris – Médico – Presidente Associação Médica de Toledo
Dr. Glaucio Adriano Zimmermann- Fisioterapeuta
Ordem do Mérito de Serviços Extraordinários
Gabriela Priamo Rodrigue
Vereador Gabriel Baierle
Vereadora Olinda Fiorentin
Medalha de Serviços Meritórios Grau Cavalheiro
Maestrina pianista Lelis Keity Hermes
Mérito de Gratidão
Armando Manfroi – Diretor Geral do Jornal do Oeste
Medalha do Mérito Cultural
Lucrécia Welter Ribeiro – Presidente da Academia de Letras Toledo
Nelson Engelmann – Maestro Orquestra de Toledo
Mérito Esportivo
Vereadora de Toledo Marli Gonçalves Costa
Ricardo dos Santos Batista
Mérito Policial Penal
Rogério de Lima – Secretário Municipal de Segurança e Trânsito
Da Redação
TOLEDO