Agência Nacional de Mineração – Gerência Regional do Paraná assina primeira Portaria de Lavra emitida pelo estado

0 114

Assinatura foi um marco para a autonomia do setor e proporcionará maior agilidade nas emissões de Portaria de Lavra

Na última sexta-feira (14), a sede paranaense da Agência Nacional de Mineração (ANM) assinou pela primeira vez, de forma autônoma, uma Portaria que permite exploração mineral no estado. A Portaria de Lavra 389 de 2022 do processo ANM nº 826.414/2018, assinado pelo gerente regional da ANM, Carlos Alberto Dieter, permite que a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, explore a maior mina de Filito da VC no Brasil, que fica localizada na cidade de Rio Branco do Sul (PR), na região metropolitana de Curitiba.

Com a desburocratização, este processo, por exemplo, ganhou ao menos um (1) ano de agilidade. Neste período, a mina já terá fornecido aproximadamente 300 mil toneladas de Filito, que será usado na composição do cimento. A Votorantim Cimentos estima que o local forneça matéria-prima pelos próximos 20 anos.

A partir de agora, com a resolução ANM nº 102, de 13 de abril de 2022, as gerências regionais têm a autonomia para aprovar outorgas que permitem a exploração de substâncias de uso imediato pelas indústrias. Estima-se que os novos processos fiquem, em média, dois anos mais rápidos.

“Foi um dia muito especial para nós e para todo o setor da mineração do Paraná. A partir de agora, temos mais velocidade nos pedidos de portarias de lavras, sem nenhuma mudança na qualidade do serviço e nos critérios regulatórios. É um avanço que só traz ganhos nos processos de aprovações”, afirma Thomas Rheinegger, diretor de Operações da Região Sul da Votorantim Cimentos.

“Desde que assumi a Gerência Regional do Paraná, sempre tive a vontade de conhecer a fábrica da Votorantim Cimentos. Em termos de quantidade e valores, é o nosso maior administrado aqui no Paraná. Hoje, eu tenho a honra de conceder esta Portaria para a empresa. Esta aprovação, de forma autônoma, é uma conquista e um marco para a nossa gerência. Nos últimos 4 anos, conseguimos implementar um planejamento estratégico, com missão e valores, sendo a inovação um dos pilares deste processo. Estas mudanças são um desafio, mas já conquistamos muitas coisas neste período”, comemora Dieter.

Sobre a Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.

Informações para a imprensa – NQM Comunicação

Deixe um comentário