Apac: workshop apresenta os 12 elementos que são a base da recuperação

34

A falta de informação sobre o funcionamento e os resultados – que o modelo tende a apresenta na recuperação de pessoas e para a sociedade – marcaram o início da instalação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Toledo (Apac) de Toledo. Com a conclusão da obra, a Apac busca levar mais conhecimento a comunidade e irá promover um workshop para apresentar como funciona a unidade.

O workshop acontece no dia 27 deste mês, às 18h30, de maneira virtual. Não é necessário fazer inscrição, está aberto ao público em geral e quem precisar poderá solicitar o certificado com a lista de presença. A oficina será transmitida pelo site www.apactoledo.com.br e o link é https://us02web.zoom.us/j/81553918821?pwd=UWJ2OHZXU2tRMWptM2E2bXVzMzdxQT09.

“Nesse workshop será apresentado como funciona os 12 elementos que são a base da recuperação de pessoas de acordo coma filosofia da Apac”, explica o presidente da Apac Edson Luiz Carollo. “Ele irá acontecer em dois módulos de uma hora cada um”, comenta ao mencionar que o workshop integra um plano nacional.

Carollo declara que a oficina consiste em uma apresentação por parte dos voluntários. “Também irá participar do workshop o poder judiciário, promotor público, juiz da vara criminal com a opinião do setor judiciário. Tudo será rápido, dinâmico e objetivo”.

A ESTRUTURA – A sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Toledo (Apac) foi construída nas proximidades do Centro Industrial Moveleiro José Luiz Salles e no local manterá o Centro de Reintegração Social (CRS), destinado a ressocialização de condenados a penas privativas de liberdade.

A estrutura está localizada no bairro Jardim Anápolis, nas proximidades da BR-163. O terreno é de 6.400 metros quadrados e a unidade tem 1.310 metros quadrados. Foram 20 meses de construção.

Na Apac, o recuperando são responsáveis pela manutenção do espaço, além de se envolver em atividades externas como reformas de hospitais, postos de saúde, escolas, praças públicas e hortas comunitárias – nesses casos, essas atividades são realizadas com recuperando do sistema semiaberto em parceria com órgãos públicos.

No Brasil existem mais de 60 unidades da Apac (masculinas/femininas e uma juvenil, projeto piloto). A Associação está presente em 28 países, cada unidade funcionando dentro da legislatura do país. O resultado do trabalho é um índice positivo de 80% das pessoas que passam pela Apac que não reincidem na criminalidade.

Da Redação

TOLEDO