Nova sede do Banco de Sangue comemora quatro anos e várias outras conquistas
 
							Estimated reading time: 3 minutos
O sinônimo de doar sangue é salvar vidas. Essa ação solidária, nos últimos anos, teve um aumento significativo no Banco de Sangue de Toledo. Esse motivo de comemoração vai além: sua nova sede completa quatro anos, no Jardim Coopagro. Se antes o antigo local era insuficiente para atender as demandas, o novo espaço consolida este Hemepar entre os que mais recebem doações no Estado.
Segundo os dados do próprio Banco de Sangue de Toledo, entre 2018 e 2021, a média mensal de doadores aptos era de 485 pessoas. Já entre 2022 e 15 de outubro de 2025, a média por mês se elevou para 579 doadores. A conscientização também aumentou. No período anterior a porcentagem de pessoas inaptas era de 15% e a partir de 2022 passou para 7,75%.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
A coordenadora do Banco de Sangue, Vânia Frigotto, relata que “de 2023 até a atualidade, tivemos outro salto expressivo de desenvolvimento. Das sete Unidades de Coleta e Transfusão (as quais realizam a captação e distribuição de hemocompontes) do Estado, somos a Unidade com mais coletas, sendo a nossa média mensal de 654 doadores”.
Vânia ainda ressalta outros pontos que colocam Toledo em evidência nestes serviços. “Ainda em comparação com outras unidades da rede Hemepar, dos 10 hemonúcloes existentes (realizam coleta, processamento e distribuição de hemocomponentes), temos a média mensal de coletas superior a cinco desses estabelecimentos. Em comparação com os quatro Hemocentros regionais (realizam, coleta, processamento, distribuição e transfusão), temos média mensal de coletas superior a 1 destes Hemocentros, demonstrando nossa capacidade técnica e eficiência no trabalho desenvolvido”, ressalta ela.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
A autossuficiência do Banco de Sangue, conquistada em 2024, não para por aí. “As bolsas coletadas em nossa Unidade supriram as necessidades de transfusão dos serviços hospitalares lotados nos 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde e ainda fornecemos para a Hemorrede um suporte de 11%, ou seja, o excedente das bolsas foi utilizado em outros serviços da Hemorrede, principalmente, na área de abrangência de Cascavel. Neste ano de 2025, mantemos nossa autossuficiência em 100%, ampliamos nosso percentual de suporte a Hemorrede com 19% e tivemos um percentual de descarte de bolsas de apenas 2,52%”, pontua.
Tal trabalho é referência no Paraná, o qual rendeu em 2025 a Menção Honrosa de Reconhecimento. “Nossa perspectiva para os próximos anos é manter a autossuficiência, atendendo a todos os serviços hospitalares lotados na nossa área de abrangência, a 20ª Regional de Saúde, manter o suporte a rede Hemepar e fidelizar novos doadores para que essa corrente de solidariedade se estenda por longos períodos, garantindo assim, hemocompontes de qualidade e seguros para todos os pacientes que deles necessitarem”, conclui.
Da Redação
TOLEDO
