As diversas e grandes comemorações da Festa Nacional do Porco no Rolete

0 2

Dilceu Sperafico*

A 49ª Festa Nacional do Porco no Rolete, de domingo, 11 de setembro, no Clube de Caça e Pesca de Toledo, foi um dos mais expressivos do maior e mais tradicional evento gastronômico do município e do Estado, por uma série de fatores positivos. A lamentar somente o falecimento, na mesma data, do advogado e empresário Pedrinho Antônio Furlan, aos 88 anos de idade, um dos idealizadores da festa e principais fomentadores de expansão da suinocultura de Toledo e do Oeste do Paraná, como então dirigente da unidade da então Sadia, hoje BRF.

O evento, foi precedido no dia 27 de agosto da escolha de Rainha, Miss Simpatia, 1ª Princesa e 2ª Princesa da festa, e apresentações artísticas e/ou culturais no dia sete de setembro, enquanto na data da festa, ocorreu o concurso do Melhor Porco Assado no Rolete.

Para animar ainda mais o evento, que reuniu mais de 20 mil visitantes, com o consumo de mais de 300 suínos assados e recheados, além do clima favorável e ameno, houve várias conquistas, fazendo da promoção verdadeira festa da suinocultura do Paraná e do País.

Entre esses avanços estiveram o crescimento do abate e exportações de carne suína e derivados, nos últimos meses, no Estado e no País. No período de abril a junho deste ano, por exemplo, 2,93 milhões de cabeças foram abatidas somente no Paraná, a maior quantidade absoluta da série histórica, iniciada no primeiro trimestre de 1997.

No segundo trimestre de 2022, foram abatidos 14,07 milhões de suínos no País, com elevação de 7,2% em relação ao mesmo período de 2021. O abate de suínos teve altas em 19 das unidades da Federação, com destaque para Paraná, com 258,35 mil cabeças a mais abatidas. Foi também recorde na série histórica iniciada em 1997, segundo dados da Estatística da Produção Pecuária, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já as exportações brasileiras de carne suína, considerando todos os produtos in natura e processados, totalizaram em agosto 116,3 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Foi o maior volume exportado pela suinocultura brasileira em um único mês, superando em 27,7%, o resultado alcançado em 2021, com 91 mil toneladas. Em receitas, as exportações brasileiras de carne suína de agosto alcançaram 269 milhões de dólares, valor 28,7% superior ao registrado no oitavo mês de 2021, com 209 milhões de dólares.

No acumulado de janeiro a agosto de 2022, as vendas internacionais de carne suína do País totalizaram 722,8 mil toneladas. A receita acumulada neste ano alcançou 1,607 bilhão de dólares, beneficiando criadores, agroindústrias, trabalhadores rurais e urbanos, transportadores e a arrecadação de tributos municipais, estaduais e nacionais nas regiões produtoras, como é o caso de Toledo, do Oeste do Estado e do Paraná.

Para concluir os eventos comemorados na 49ª Festa Nacional do Porco no Rolete, na segunda-feira, dia 12 de setembro, aconteceu no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), da Prati-Donaduzzi, de Toledo, encontro de representantes da Embrapa Aves e Suínos, de Santa Catarina, com dirigentes de cooperativas agropecuárias da região.

O evento fez parte das tratativas para implantação de Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa no Biopark, conforme anunciado em julho deste ano, o que irá contribuir para o crescimento ainda maior da suinocultura do município e região.

*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário