Coluna do Editor 09/09/2021

1

Omissão?

A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo) recebeu uma informação de que quatro professoras que trabalham no CMEI Cantinho Feliz, na Vila Industrial, haviam testado positivo para o coronavírus (Covid-19). Segundo informações, as quatro servidoras foram dispensadas e cumprem o protocolo de isolamento em suas residências.

E as demais?

O detalhe é que, para surpresa geral da nação, as demais servidoras desse CMEI, a exemplo dos serviços gerais e cozinheiras, não foram dispensadas e continuaram trabalhando, mesmo tendo contato com as professoras contaminadas, ou seja, ferindo o que recomenda o protocolo de prevenção em casos assim.

Discriminação?

Uma profissional dos serviços gerais que trabalha no CMEI Cantinho Feliz, que também está positivada com a Covid-19, reclamou ter havido “discriminação” pelos responsáveis e pelos representantes da administração pública que, mesmo diante de tal grave quadro de saúde acabaram estranhamente, por decidir em não afastar as demais servidoras que atuavam no insalubre local que exercem as funções de serviços gerais e cozinheiras, em clara omissão aos sérios perigos iminentes.

Ofício

A secretária geral do Sindicato, Marlene da Silva, ao tomar conhecimento do caso encaminhou um ofício à secretária Municipal da Saúde, Gabriela Kucharski, informando os casos de Covid-19 e a não liberação dos demais servidores que trabalham no CMEI Cantinho Feliz.

Higienização

De acordo com o documento, o sindicato se requer que se proceda antes do retorno dos servidores ao CMEI, a total higienização do local, de igual modo, que o retorno dos servidores ao trabalho somente ocorra em momento seguro e sem maiores riscos de contaminação, requerendo que para o Sindicato seja dado ciência e comprovação da certificação de higienização do espaço de trabalho para que surtam seus efeitos.

Apoio

Devido ao alto risco de contaminação do ambiente os diretores liberados não puderam comparecer para conversar com os servidores do local, mas manifestam todo apoio aos servidores lotados nesta instituição.

Sem máscara

Ainda no campo da Covid-19, as manifestações de 7 de Setembro no Parque Ecológico Diva Paim Barth mostraram que a população de Toledo está nem aí para o fato de ainda haver muita gente se contaminando por causa da doença. De cada 10 pessoas que lá estiveram, 9,5 não usavam máscaras.

Fiscalização

Pior é que esperar fiscalização por parte do poder público é o mesmo que esperar pelo Papai Noel descendo a lareira no fim de ano. Só na fantasia mesmo.

Segurança

A Polícia Militar esteve o tempo todo acompanhando as manifestações. Felizmente não precisou intervir em nenhum momento, até porque tudo transcorreu de maneira pacífica em Toledo.

Cadê?

Já a Guarda Municipal…Embora a concentração de milhares de pessoas tenha acontecido num dos principais pontos de encontro da cidade, não se viu uma viatura sequer da corporação por lá. Nem para sair na foto que fosse.

Legislativo

Consegui identificar cinco vereadores no movimento: Professor Oséias, Chumbinho Silva, Gilson Francisco, Pedro Varella e Geraldo Weisheimer.

Executivo

Já o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt…

Polarização

De qualquer maneira, os eventos de terça-feira deram uma pequena demonstração sobre a polarização em 2022. Quem está ao lado do presidente Jair Bolsonaro está e quem está ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está. Os demais vão se ajustar ao longo da disputa…Simples assim!