Democracia é isso

1

Independente de paixões partidárias, o 7 de Setembro deixou muito claro o que poderá acontecer na eleição de 2022, uma polarização entre a turma do presidente Jair Bolsonaro e a turma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em todos os setores! As manifestações em vários cantos do país deixaram isso de maneira muito clara e não será do dia para noite que os verdadeiros problemas do Brasil serão solucionados, afinal, esse não tem sido o verdadeiro foco das discussões e dos discursos. A política brasileira segue sendo tratada como uma disputa futebolística, onde ou se torce para o A ou para o B. C, D, E, etc não contam.

Mas democracia é isso e em Toledo houve uma verdadeira festa da democracia, até porque nem todos os milhares de toledanos que estiveram no Parque Ecológico Diva Paim Barth são cegamente apaixonados por um lado ou radicalmente contrários ao outro. Muita gente que lá compareceu ainda tem o bom senso de enxergar com seus próprios olhos o que verdadeiramente acontece num país ainda cheio de desmandos e onde os benefícios seguem beneficiando uma pequena minoria que manda e desmanda como fosse o país uma extensão de suas propriedades particulares.

Mas democracia é isso e a festa realizada em Toledo, dentro de uma harmonia impressionante, pode se rum sinal de haver esperança. Desde que cada cidadão comece a ter plena consciência sobre seu papel na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, onde cada um possa exercer seu papel com responsabilidade e tranquilidade. Uma sociedade onde a segurança jurídica não seja atirada na lata do lixo, como frequentemente vem acontecendo nos últimos tempos.

Mas democracia também é isso! Democracia é a construção diária de regras para que uma nação possa se erguer e ter orgulho de si própria. É reconhecer os erros e corrigi-los, pois de nada adianta seguir errando, errando, errando sem nada fazer. Mesmo em países mais desenvolvidos é comum existirem problemas tão graves quanto os nossos, entretanto, a diferença está na maturidade como se lidam com eles. A democracia deu uma grande demonstração de força na terça-feira, resta saber se algo de bom foi aprendido ou se apenas reforçou o abismo entre dois lados que não enxergam mais ser o Brasil um país tridimensional e colorido por natureza.