Coluna do Editor 18/01/2023

0 8

Indignação

Os moradores da Rua Panambi, em Toledo, estão indignados com a falta de fiscalização da prefeitura. Faz mais de um mês que a calçada está obstruída por pedras, areia e entulho, como mostra a foto no Jardim La Salle.

Denúncia

Um dos moradores, que por coincidência também estava construindo, recebeu uma multa por ter descarregado tijolos sobre a calçada. Porém, quando questionou o fiscal sobre o problema da foto acima, obteve como resposta que teria de ir ao setor responsável na prefeitura e formalizar uma denúncia. Isso com o flagrante no nariz do fiscal.

Problema

Mas o problema de obstrução das calçadas não se resume ao La Salle. Em vários outros bairros transitar pelas calçadas é um exercício de paciência e sorte diante da quantidade de obstáculos. E a fiscalização…

Gramado

Situação mais complicada tem acontecido com frequência no Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde alguns estabelecimentos estão colocando mesas e cadeiras sobre o gramado em determinados pontos. Até onde sei isso é proibido. Nada contra os comerciantes, até porque a responsabilidade em orientar e cobrar o correto compete à Prefeitura de Toledo.

Cadê?

Mais uma vez questiono aonde estão os nossos 19 vereadores que não enxergam essas situações e denunciam ou cobram os devidos responsáveis? Uma das prerrogativas do poder Legislativo é fiscalizar. Mas pelo visto o que dá dor de cabeça melhor deixar para lá e se preocupar apenas em manter os ‘carguinhos’ dentro da prefeitura.

Inadimplentes

Levantamento da Faciap e SPC Brasil mostra que o número de inadimplentes cresceu 5,63% em dezembro de 2022, em relação ao mesmo mês de 2021, no Paraná. Na passagem de novembro para dezembro, o número de devedores caiu 0,52%. O documento traz, também, informações sobre a inadimplência em todo o Brasil e nas 12 regiões paranaenses.

Requentada

O deputado federal eleito e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos), classificou hoje, por meio de nota, de “frágil”, e “puramente especulativa, requentada e vingativa”, a ação da Federação “Brasil da Esperança”, encabeçada pelo PT contra ele, pedindo a investigação de possíveis condutas ilegais, relativas à arrecadação e gastos de recursos públicos na campanha eleitoral.

Consultoria

Segundo a ação, entre fevereiro e julho de 2022, Matheus Almeida Rios Carmo, ex-estagiário de Deltan no MPF, recebeu cerca de R$ 100 mil do Podemos do Paraná para uma “consultoria política”, sem contraprestação dos serviços.

Reforma

Apesar do secretário Diego Bonaldo não ler mais esta Coluna, ainda assim é preciso elogiar a reforma feita na sede da nova secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, que agora funciona junto ao Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Ocupação

A mudança de local, além de oferecer aos servidores um espaço mais amplo e confortável em relação ao que existia antes, passa a movimentar o espaço do Centro de Eventos. Parabéns!

Especulação

Há cerca de um ano e meio das eleições municipais de 2024, em Toledo começam a surgir – e são naturais – as primeiras especulações sobre os movimentos políticos de alguns atores e atrizes que dominaram os holofotes na briga pelo Executivo.

Dupla

Ao que tudo indica, a dupla Beto Lunitti e Ademar Dorfschmidt deverá ser mantida. Surgiram rumores sobre uma possível troca de Ademar pela secretária e ex-vereadora Marli Gonçalves Costa que, arrisco em cravar, deverá mesmo disputar uma cadeira para a Câmara Municipal.

Pesos-pesados

Aliás, a disputa por vagas dentro da Câmara deverá ter alguns ‘pesos-pesados’. Nomes como de Tita Furlan e Simone Sponholz são dados como certos nessa briga. Ah, até do ex-prefeito Lucio de Marchi que, como 2º suplente de deputado estadual, ainda sonha em assumir um cargo junto ao Governo do Estado.

Deixe um comentário