Coluna do Editor 21/11/2021

2

‘Pode Isso Arnaldo?’

Mais uma da série ‘Pode Isso Arnaldo?’.

A foto encaminhada por um leitor é de um veículo da Prefeitura de Toledo trafegando na contramão na esquina do semáforo da Almirante Barroso com a Avenida Parigot de Souza, bem no horário do meio-dia. “O motorista deve ter pensado que ali era faixa dupla, só pode… ficou parado um tempão até abrir”, escreveu o leitor.

Mudança

Neste local houve, há pouco tempo, uma mudança na sinalização, alargando a pista de quem trafega pela Almirante Barroso em direção ao Centro. Mas a mão continua a mesma, ou seja, a regra é clara…

POD

O presidente Rainer Zielasko confirmou para o próximo dia 9 de dezembro, às 14 horas no Biopark, a Assembleia Geral do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A maior expectativa está nos grandes convênios para serem assinados neste dia. Um deles será com os campi da Unioeste com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. Outro convênio será assinado com a Fundação Araucária visando a contratação de estagiários para trabalhar nas Câmaras Técnicas.

Inovação e Planejamento

Dois dos convênios que o POD vai assinar são com o Parque Tecnológico (PTI) da Itaipu Binacional, que prevê um Sistema Regional de Inovação; e outro com a Secretaria de Estado do Planejamento. De acordo com o secretário Waldemar Jorge, serão disponibilizadas informações macroeconômicas da região oeste do Paraná, permitindo a quem quiser empreender, receber informações em tempo real.

Polo Regional

Rainer Zielasko também comentou sobre o convênio com o Ministério da Agricultura para criar um Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio. A ministra Maria Tereza estará em Toledo para a assinatura do convênio que, de acordo com Rainer, trará uma melhor condição para quem quiser empreender e ter seus negócios nesta região.

Prévias

O PSDB realiza neste domingo (21) as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República. Ao todo, 44.700 tucanos se cadastraram para votar. Em Brasília, estarão reunidos 700 mandatários (governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados, o presidente e ex-presidentes da Executiva Nacional) que votarão em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral. Vereadores e filiados em todo o país votarão pelo aplicativo Prévias PSDB.  

Transparência

Todo o processo de eleição, tanto presencial quanto pelo aplicativo, será fortemente monitorado pelo partido, pelas campanhas e por auditorias externas. A transparência e a segurança da votação estarão garantidas. Os governadores João Doria, de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disputam a eleição interna do PSDB. A previsão é que o resultado de vitória ou de realização de um segundo turno seja divulgado algumas horas após o encerramento da votação.

Natal

Ficou linda a decoração de Natal no Parque Ecológico Diva Paim Barth, porém, no Parque dos Pioneiros não dá para dizer o mesmo. Muitas lâmpadas queimadas e atiradas de qualquer jeito sobre as árvores. A população da Grande Pioneiro está na bronca e espera uma melhora até o fim do ano.

Às escuras

Ainda no campo da iluminação, mas agora a pública, há pelo menos dois dias meia quadra na Barão do Rio Branco está às escuras, mais precisamente em frente à empresa de transporte coletivo. Quem passa por ali não está tendo motivos para sorriso.

Visita

O presidente da Ouro e Prata, Niulton Pegoraro, visitou o Jornal do Oeste para falar um pouco sobre a mais recente viagem cultural e esportiva a Minas Gerais. Em torno de 50 pessoas acompanharam essa excursão que, no retorno, fez uma pausa em Aparecida do Norte (SP) para uma visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Solidariedade

Neste sábado (20) haverá a continuidade da Campanha Semeando Solidariedade das Lojas do GOB-PR de Toledo. O ponto de coleta em Toledo será na Loja Tríplice Aliança, no modo drivethru, entre 9 e 17 horas. A Tríplice Aliança fica na Rua Alcides Pan, 221- atrás do Posto Primato (Yara Country Clube).