Coluna do Editor 22/07/2022

0 1

Semáforos

Enquanto o mundo inteiro busca soluções inteligentes para tornar o tráfego de veículos mais lúcido e com fluidez, em Toledo a ordem é implantar mais e mais semáforos. Nem as vias onde o fluxo deveria ser ágil têm escapado. A dúvida é a seguinte: qual o custo dessa brincadeira?

‘Emendas PIX’

Dentre os 30 deputados federais do Paraná que poderiam ter destinado recursos para Prefeituras através das chamadas “emendas PIX” apenas Gustavo Fruet não utilizou o expediente. Outros três deputados (Ney Leprevost, Marco Brasil e Sandro Alex) estavam afastados dos mandatos e retornaram à Câmara após o prazo para destinação de emendas. Os suplentes deles utilizaram as emendas PIX.

Milhões

Somente em 2022, os representantes do Paraná destinaram mais de R$ 208 milhões para as prefeituras do estado.

Sem fiscalização

Este tipo de emenda dificulta a fiscalização da aplicação do dinheiro público, uma vez que não tem destinação específica e não depende de aprovação de projeto prévio para liberação.

Cheque em branco

O diretor da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco alerta para o risco deste tipo de emenda. “Elas são na verdade um cheque que em branco da União. Isso facilita a corrupção. O recurso é repassado para que os prefeitos gastem como quiserem. Muitas vezes estes prefeitos têm ligações políticas ou até mesmo familiares com os deputados”, explica.

Festival de Inverno

No próximo dia 30, o Rotary Club de Toledo Aliança promove o 1º Festival de Inverno Sopa & Caldos. O evento será na Casa da Amizade, no Jardim Porto Alegre e no cardápio agnoline, caldo verde e caldo cremoso de aipim. O valor arrecadado será repassado a entidades locais e à Fundação Rotária para projetos de apoio à sociedade. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 50,00.

Lideranças

Inédito no estado do Paraná, 1º Seminário para a Formação de Lideranças Femininas debaterá Comunicação Pública e Direitos das Mulheres

A Uvepar (União dos Vereadores do Paraná), em parceria com as empresas Datalegis Consultoria, Ensino e Pesquisa e a Poder Público Comunicação & Marketing, promoverá em Curitiba, de 27 a 29 de julho, um evento inédito no Estado: o 1º Seminário para a Formação de Lideranças Femininas.

Temas

Destinado às agentes púbicas no exercício do cargo, o encontro será realizado no Hotel Victória Villa, em Curitiba, e debaterá temas importantes: Comunicação Pública e Liderança (com a jornalista e palestrante Zaira Sachetti); Políticas Públicas e Proteção dos Direitos das Mulheres (com a professora-doutora da UFPR Eneida Salgado); e Redes Sociais na Área Pública (com a influencer Byanka Sachetti).

Exclusivo

O presidente da Uvepar, Frederico Freitag, destaca a importância do encontro: “Será a primeira vez que promoveremos um evento exclusivamente para as vereadoras e servidoras de Câmaras focado na Comunicação Pública e nos Direitos das Mulheres, comprovando nosso entendimento da importância de elas terem seu lugar de fala ampliado, como agentes públicas”, comentou o presidente, que é também vereador na cidade de Peabiru.

Susto

Há alguns dias o plantão da Guarda Municipal em Toledo levou um susto ao receber a ligação de uma mulher pedindo apoio para uma denúncia de agressão do seu companheiro. Até aí, tudo bem, afinal, ligações como essa infelizmente são mais comuns que se possa imaginar. O susto foi porque o denunciado era um integrante de alto coturno dentro da corporação.

Orientação

Bom, os guardas orientaram a moça a procurar a Polícia Civil, que é o caminho correto para denúncias relacionadas à Lei Maria da Penha. A moça agradeceu, mas disse que por ser a amante do sujeito, preferia não seguir adiante.

Sem tiros

Bom, ao menos dessa vez o rapaz não perdeu a cabeça e saiu disparando tiros por aí. Deve ser pedreira receber pressão desse jeito. Ou será que é uma festa?

Deixe um comentário